A Western Sydney University da Austrália lidera pelo terceiro ano consecutivo a lista de instituições mais comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A University of Manchester (Reino Unido) e a Universidade da Tasmânia (Austrália) completam o pódio. A Universidade de São Paulo (USP) é a primeira brasileira que aparece no ranking, classificada no grupo 101-200.
A consultoria britânica Times Higher Education elabora o THE University Impact Ranking a partir da contribuição das universidades para os 17 ODS da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, a avaliação considera pesquisa, divulgação e governança para solucionar problemas na educação, mudanças climáticas, crescimento econômico, paz mundial, inclusão social e outros.
Avaliação da USP
São as universidades que enviam suas informações para a consultoria, com relatórios e notícias da imprensa, por exemplo. Este ano, então, a Times Higher Education avaliou mais de 2.100 instituições de 125 países, 600 universidades a mais do que em 2023.
Do total, 55 instituições são brasileiras. Aparecem na lista mais sete universidades do país a partir da classificação 301-400. São elas: Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Estadual de Londrina.
Leia mais: Você sabe o que são os objetivos sustentáveis da ONU?
A USP ficou no grupo 101-200 com pontuação entre 84-89,1 de 100. A consultoria cria a lista com os três ODS de maior pontuação e ODS Parcerias e Meios de Implementação, que é obrigatório.
Então, a USP entrou no ranking com as melhores posições nos ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico (56º), 02 – Fome zero e agricultura sustentável (58º) e 09 – Indústria, inovação e infraestrutura (60º). No entanto, a universidade também agiu uma boa posição no ODS 07 – Energia limpa e acessível, na 94º posição. Confira todas as posições na tabela abaixo.

*Com Jornal da USP
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.
Leia mais: