O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que os municípios podem atrair US$ 30 bilhões em investimentos para o clima até 2030. A declaração de Paes ocorreu em vista da abertura do primeiro Urban 20 (U20), que começou nesta segunda-feira (17),  no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e terá dois dias.

O Urban 20 é um evento de diplomacia de cidades dos países do G20 que promove o debate das pautas de economia, clima e desenvolvimento nas cidades. Então, o evento é co-presidido pelos municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo e ocorre dentro das pautas da presidência do Brasil no G20.

São esperadas autoridades de 38 municípios para debater o combate ao aquecimento global no meio urbano. Em sua declaração, em nota oficial divulgada pela prefeitura, portanto, Eduardo Paes reforçou a necessidade de financiamento internacional às cidades. 

“Os municípios dos países em desenvolvimento têm potencial para atrair cerca de US$ 30 bilhões em investimentos relacionados ao clima até 2030. O G20 é uma oportunidade única para mostrarmos às maiores lideranças mundiais a importância da reforma financeira global”, disse.

Aquecimento global

O combate ao aquecimento global é um desafio para as cidades, pois as mudanças climáticas já afetam a vida das pessoas. Assim, transformar os meios de produção, consumo e continuar crescendo economicamente são termômetros importantes para o mundo. Exemplo disso, é que elas representam mais de 80% do PIB mundial. 

Anfitrião do evento, o prefeito Ricardo Nunes disse, em nota, que é uma oportunidade para São Paulo e para as outras cidades participantes “elaborarem políticas comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável”. Desta forma, então, a opinião de Nunes foi endossada pelo coordenador de Relações Internacionais do Rio, Antônio Mariano.

“Esse esforço conjunto visa produzir um entendimento internacional comum sobre a importância das políticas públicas urbanas, de encontrar soluções inovadoras sustentáveis e meios de implementação delas, construindo um futuro mais justo e equitativo para todos”, apontou.

G20 em novembro

O encontro de São Paulo ocorre hoje e amanhã (18 de junho). Mas tem previsão que a segunda reunião do U20 ocorra novembro, no Rio de Janeiro. Portanto, o objetivo é que o debate seja às vésperas do encontro de chefes de Estado do G20. 

“Como a estrutura local lida mais diretamente com as crises, desde a desigualdade econômica até as catástrofes climáticas, a realização do encontro de prefeitos às vésperas da cúpula do G20 pode promover relevante influência nas discussões de chefes de Estados quanto à governança global e entre os diversos níveis da administração pública”, destacou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

*Com Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática e o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Leia mais: