A Universidade de São Paulo (USP) está inaugurando seu novo processo seletivo de ingresso na faculdade para 2023. O Enem USP utiliza a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e possibilita que o estudante concorra a uma vaga em até três cursos de uma das áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais.

No total, são mais de 2,9 mil vagas disponíveis nesta modalidade para os cursos de graduação da USP. As inscrições vão até às 12h do dia 31 de janeiro. Data limite também para o prazo para o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 10,00. Estão isentos desse pagamento os candidatos que já se inscreveram na Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública, aqueles autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Podem concorrer estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que venham a concluir no ano letivo de 2022. Além disso, poderão participar do processo seletivo portadores de diploma de curso superior que tenham se submetido às provas do Enem em 2022.

Seleção

A seleção dos candidatos será por classificação conforme a pontuação obtida no Enem do ano de 2022. Primeiro, serão preenchidas as vagas destinadas à ampla concorrência e depois as vagas destinadas às políticas de ações afirmativas, na categoria Escola Pública. E, por fim, serão classificados os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham realizado a inscrição.

O candidato concorrerá apenas com aqueles que tenham optado pelo mesmo curso e período no processo seletivo Enem USP 2023, mas a pontuação final poderá variar para cada curso conforme estabelecido pelas Unidades da USP. As listas de aprovados estarão disponíveis no site da Fuvest por meio de chamadas conforme o cronograma, até o preenchimento de todas as vagas.

Leia mais: