Você entrou na graduação de Direito, começou a fazer um estágio, mas ainda tem dúvidas se a forma como age está de acordo com as exigências do local de trabalho? Para ajudar estudantes de Direito de todo o país, a Universidade de São Paulo elaborou e lançou o Manual e Melhores Práticas de Estágio, com auxílio de professores, gestores e alunos da Faculdade de Direito.
Gratuito, o documento é destinado a estudantes, escritórios de advocacia e órgãos públicos para que seja possível criar e manter um ambiente de respeito, diálogo, orientação e amadurecimento. Apesar de ter o foco em graduandos em Direito, o manual pode ser utilizado de base para alunos de demais cursos.
“Iniciativas como essa são fundamentais. Elas trazem para dentro da faculdade um cuidado especial com seus alunos”, afirma o diretor da Faculdade de Direito (FD), Celso Fernandes Campilongo.
Já para o idealizador do projeto, professor Ruy Camilo, o documento é um princípio de uma regulamentação mais definida. “O Manual é só um primeiro passo de um diálogo a ser travado com os alunos e com os concedentes. Para, dessa forma, melhorarmos as condições efetivas dos estágios dos alunos da faculdade”, destaca.
O manual tem três focos centrais: o primeiro momento busca acabar com a mentalidade de que o aluno(a) “deva dar o sangue” em busca da efetivação; em seguida, a destinação é para os contratantes, com orientações e regulamentações básicas; por fim, busca sintetizar, de modo objetivo, as regras jurídicas do estágio.