<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:””; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} –>
Cerca de 70 crianças serão imunizdas
Na próxima segunda-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a última etapa de 2009 da vacinação do medicamento Synagis (Palivizumabe) contra o vírus sincicial respiratório (VSR) que causa doença grave em lactentes (crianças de zero a um ano de idade) e crianças menores de 2 anos, gerando internações em todo o País. Dessa vez, serão imunizadas cerca de 70 crianças.
A medicação é feita uma vez por mês reunindo todas as crianças em regime de mutirão. Anualmente, são feitas 5 doses durante o outono e inverno, devido à sazionalidade do vírus, que costuma circular – independentemente da temperatura – durante um período médio de seis meses.
O vírus VSR, considerado de fácil transmissão, ataca principalmente crianças abaixo de um ano de idade, afetando as vias respiratórias superiores e inferiores, sendo a bronquiolite e a pneumonia as manifestações mais comuns. Há casos em que os problemas decorrentes do VSR persistem até os 12 anos de idade. Já em maiores de dois anos e adultos, a infecção pelo vírus pode provocar sintomas semelhantes aos de um resfriado.