O ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB), que deseja representar a terceira via nas eleições para o governo do Estado no próximo ano, concedeu entrevista exclusiva à RÁDIO 730 e emissoras da Rede Clube de Rádios, na manhã desta segunda-feira (16). Ele voltou a tecer críticas contra o que chama de falta de planejamento da administração de Marconi Perillo (PSDB) e defendeu as ações do ex-governador Alcides Rodrigues, que antecedeu o tucano no Palácio das Esmeraldas.

De acordo com Vanderlan, Alcides Rodrigues cumpriu todos os planos de reposição salarial feitos por Marconi Perillo, quando esteve à frente do Estado. Ao mesmo tempo ele criticou a opção tentada pelo atual governo que é de parcelar em três anos o reajuste da data-base. “Não há valorização nenhuma do servidor público,” dispara.

Para o psbista, o governo estadual está encontrado dificuldades para cumprir com a data-base porque não atuou de forma planejada. Segundo ele, a dificuldade financeira é fruto de vários empréstimos contraídos pelo Estado, que agora está com uma parte considerável de sua receita comprometida com o pagamento de dívidas e juros.

O ex-prefeito de Senador Canedo destaca que governo Marconi Perillo só está conseguindo fazer investimentos neste momento por conta do trabalho fiscal feito por Alcides Rodrigues no passado e pela colaboração do governo federal que transferiu vários recursos.

Em defesa de seu discurso, Vanderlan cita alguns exemplos de Senador Canedo. Segundo ele, a cidade foi planejada até o ano de 2025, no que se refere ao fornecimento de água, tratamento de esgoto, transporte e capacidade dos prédios públicos em atender á população.

CELG
Vanderlan diz que o posicionamento do então senador Marconi Perillo que enviou uma carta ao governo federal dizendo que não arcaria com os pagamentos de um empréstimo que estava sendo feito por Alcides Rodrigues para tentar salvar a CELG, custou quase R$ 1 bilhão aos cofres do Estado. Segundo ele, esta foi a diferença de juros entre o acordo feito por Marconi e por Alcides.

Outros setores do governo também foram criticado como a educação e a saúde pública. Vanderlan citou que a UEG não foi valorizada por Perillo. Mesmo alegando ser favorável as OS administrarem os hospitais goianos, o pré-candidato ao governo bateu no funcionamento da parceria. Além disto, o presidente do PSB em Goiás afirmou que o estado dos hospitais regionais é precário.

Vice-governador
Após criticas de Vanderlan ao governo estadual, o vice-governador José Eliton (PP) disse que o ex-prefeito de Senador Canedo representava o ex-governador Alcides Rodrigues. O representante do PSB admitiu a defesa e provocou o rival político. “Se hoje ele pode andar pelo estado inaugurando obras, ele tem que abraçar e agradecer ao doutor Alcides,” diz.

Por fim, Vanderlan diz o IDEB tão comemorado pelo atual governo foi construído quando Alcides administrou o Estado. Segundo ele, isto é um fruto do trabalho da ex-secretária estadual de educação Milca Severino.