(Foto: Divulgação)

O senador Vanderlan Cardoso (PSD), em entrevista à Sagres 730 nesta sexta-feira (17) que a saída de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde deveria ter acontecido “há mais de 30 dias”. Segundo ele, Mandetta não estava dando segurança para população e estava gerando desgastes com o presidente.

“Ele [Mandetta] mudava de opinião toda hora, dependendo do Estado que estivesse falava uma coisa, nas entrevistas ele falava outra, se estava com o presidente dizia outra. Por isso que eu digo, passou da hora eu acho que cada dia que se fosse com Ministro Mandetta iria gerar mais instabilidade”, disse.

O ex-titular da Pasta anunciou na tarde de ontem (16), por uma rede social, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou sua demissão. O nome escolhido para assumir o Ministério da Saúde é o do oncologista Nelson Teich, que se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro na manhã de quinta-feira (16). O senador acredita que as polêmicas irão diminuir com a mudança de ministro e afirmou que a escolha não foi “política, mas sim “técnica”.

As divergências entre Mandetta e Bolsonaro sobre resposta à pandemia de coronavírus fez com que o ex-ministro virasse alvo de críticas do governo. O presidente defende o “isolamento vertical”, ou seja, isolar somente pessoas que estão no grupo de risco. Enquanto o Mandetta reafirmava a necessidade de isolamento para toda a população, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para Vanderlan, a indicação de um ministro é política. “Ele não pode dar declarações em que a oposição e a mídia vão usar para criar atrito com o presidente”, criticou. “O que eu vi do novo ministro, é que ele vai conseguir conciliar e dialogar com o presidente.

 {source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/800774536&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

*Em atualização

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença