Nova pesquisa eleitoral foi divulgada nesta terça-feira (20), pelo Instituto Grupom quanto a disputa para o cargo de prefeito de Goiânia. De acordo com o novo levantamento, o candidato Vanderlan Cardoso (PSD) lidera a pesquisa com 28,9% das intenções de voto. Maguito Vilela (MDB) é o segundo colocado com 21,9%.

Em comparação com rodada anterior divulgada pelo instituto, no dia 9 de outubro, Vanderlan Cardoso tinha 27,6% e apresentou crescimento dentro da margem de erro que é de 4,1% pontos percentuais. Na ocasião, Maguito Vilela tinha 16,1% e cresceu além da margem, subindo 5,8 pontos.

A candidata do PT, Delegada Adriana Accorsi continua em terceiro lugar. Ela tem 11,6% das intenções de voto. No último dia 9 ela aparecia com 13,0%. Adriana oscilou negativamente dentro da margem de erro, com menos 1,4 pontos.

Major Araújo (PSL) tem 4,3%. Alysson Lima (Solidariedade): 3,2%. Gustavo Gayer (DC): 2,8%. Elias Vaz (PSB): 2,3%. Virmondes Cruvinel (Cidadania): 1,5%. Manu Jacob (PSOL): 1,3%. Samuel Almeida (PROS): 0,8%. Fábio Júnior (UP): 0,3%.

Estão empatados com 0,2% os candidatos a prefeito de Goiânia: Antônio Neto (PCB) e Talles Barreto (PSDB). Vinicius Gomes (PCO) não pontuou na pesquisa. Não sabe/ Não avaliou: 10,3%. Branco/Nulo:10,3%.

Segundo o Grupom, Dra Cristina (PL), não foi incluída por estar com registro junto à Justiça Eleitoral indeferido no momento do registro da pesquisa junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Região

Segundo a pesquisa Grupom, Vanderlan Cardoso apresenta maior índice na região leste de Goiânia, um total de 33,6% e menor percentual na região oeste, com 25,1%. Já Maguito Vilela tem maior percentual na região oeste: 26,6% e o menor na região noroeste: 16,7%.

Historicamente na região noroeste o prefeito Iris Rezende sempre teve bons resultados eleitorais, no entanto, ele já declarou que não pretende participar do processo eleitoral. Nessa região há um menor interesse do eleitor quando a corrida eleitoral, em comparação com outros pontos da cidade.

Já Adriana Accorsi tem maior percentual na região Centro/Sul de Goiânia: 14,1% e menor índice na região leste: 10,5%.

Espontânea

No levantamento do tipo espontâneo, ou seja, quando o entrevistador não apresenta nome de candidato, mas apenas pergunta em quem vai votar nas eleições 2020 em Goiânia, o resultado é o semelhante da pesquisa estimulada, com Maguito e Vanderlan à frente.

Vanderlan Cardoso (PSD) tem 20,2% das intenções de voto. Maguito Vilela (MDB) tem 15,9%. A delegada Adriana Accorsi (PT) está em terceiro lugar com 7,5%.

Major Araújo (PSL) é o quarto colocado com 2,7%. Gustavo Gayer (DC): 1,8%. Elias Vaz (PSB): 1,3%. Virmondes Cruvinel (Cidadania):1,0%. Dra Cristina (PL) foi citada por 0,8% dos eleitores, vale ressaltar que ela tenta judicialmente participação no processo eleitoral.

Alysson Lima (Solidariedade) tem 0,7%. Samuel Almeida (PROS): 0,3%. Fábio Júnior (UP) e Manu Jacob (PSOL): 0,2%.  Outros nomes: 1,0%.  Não sabe/ Não avaliou: 35,3%.  Branco/ Nulo: 11,1%.

Metodologia

A pesquisa é de responsabilidade do Grupom Consultoria Empresarial Ltda. O período de realização da coleta de dados: 16 a 18 de Outubro de 2020; A margem de erro é 4,1% pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95 %; 603 entrevistas foram realizadas em diferentes regiões de Goiânia, com eleitores com idade igual ou superior a 16 anos de idade. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com número de protocolo: GO-04033/2020 no dia 3 de outubro de 2020.