Foto: Reprodução/SagresTV

A classificação da vazão do Rio Meia Ponte caiu para nível crítico 3 nesta sexta-feira (30). O índice aponta que a média diária do manancial vem ficando seguidamente inferior a 2.800 litros por segundos. A informação foi confirmada pela assessoria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Caso a vazão caia ainda mais nos próximos dias, pode chegar ao nível crítico 4, indicando vazão igual ou inferior a 1.500 litros por segundos. Abaixo disso, poderá haver interrupção no abastecimento da capital e de Aparecida de Goiânia em dias pré-determinados, em esquema de rodízio. 

O Meia Ponte abastece quase metade da população de Goiânia e parte de Aparecida de Goiânia. O cálculo da vazão do Meia Ponte é feito na Sala de Situação da Saneago, em site disponibilizado ao público. 

O plano de racionamento apresentado pela estatal foi aprovado pelos órgãos de regulação. Caso haja necessidade de rodízio, haverá um dia sem água, um em estabilização e o outro estabilizado e abastecido. 

Nesta quinta-feira (29), o governador Ronaldo Caiado fez um apelo a produtores rurais para que realizem a irrigação das propriedades somente no período noturno.