Nos últimos anos, a sustentabilidade corporativa tem ganhado cada vez mais destaque nas empresas. Para identificar as líderes nessa área, a revista TIME, em parceria com a Statista, desenvolveu uma metodologia criteriosa para listar as empresas mais sustentáveis do mundo em 2024.

O ranking avalia empresas com base em critérios rigorosos, incluindo a redução de emissões de gases poluentes, o consumo eficiente de energia e a utilização de fontes renováveis, ajustados ao tamanho da empresa. As companhias no topo do ranking aderiram a programas climáticos de prestígio e integraram a sustentabilidade em seus modelos de negócios.

O ranking de sustentabilidade inclui empresas de diversos setores, como tecnologia, varejo, transporte, logística e financeiro. No topo da lista estão:

  1. Schneider Electric (França, Tecnologia)
  2. NEC Corp (Japão, Tecnologia)
  3. Moncler (Moda)
  4. Brambles (Logística)
  5. Illumina (Biotecnologia)

A Schneider Electric, líder em gestão de energia e automação, destaca-se pelo programa Schneider Sustainability Impact (SSI), que monitora e incentiva o progresso da empresa em metas globais de sustentabilidade (2021–2025). A empresa ajudou a evitar 553 milhões de toneladas de CO2 desde 2018 e reduziu as emissões de carbono de seus fornecedores em 27%.

Ranking completo:

  1. Schneider Electric;
  2. NEC Corp;
  3. Moncler;
  4. Brambles;
  5. Illumina;
  6. SGS;
  7. Sanofi;
  8. NRI;
  9. Telefónica;
  10. Cigna;
  11. Siemens;
  12. Cellnex;
  13. Mastercard;
  14. Stantec;
  15. SAP;
  16. Paypal;
  17. Novartis;
  18. Sonova;
  19. Agilent;
  20. HP.

Empresas brasileiras no ranking

Cinco empresas brasileiras se destacaram no levantamento de 2024:

  1. Lojas Renner – 22ª posição (Moda e Varejo)
  2. Bradesco – 138ª posição (Serviços Financeiros)
  3. Itaú Unibanco – 384ª posição (Serviços Financeiros)
  4. Banco do Brasil – 433ª posição (Serviços Financeiros)
  5. Rede D’Or São Luiz – 478ª posição (Saúde)

A Lojas Renner foi a única empresa brasileira entre as 100 melhores do ranking, ocupando a 22ª posição. A companhia é reconhecida por suas práticas sustentáveis no setor de moda.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática

Leia também: