A atleta goiana de taekwondo, Dângela Guimarães, ganhou duas medalhas de ouro no Fisu America Games, em Mérida, no México. Foi uma com o Time Brasil, pela modalidade coletiva por equipes no taekwondo, e a outra conquista individual, ao derrotar a mexicana Vanessa Garcia na final da categoria 46 kg. Karine Leclerq, dos Estados Unidos, ficou em 3º.

Leia também: Com 490 medalhas, delegação goiana conquista primeiro lugar geral no Campeonato Brasileiro de Karatê

“Estou muito feliz de ter representado minha faculdade [Unifan] da melhor forma, a Federação Goiana, a CBDU, que deu todo suporte para nós aqui. Foi o que eu vim buscar. Estava bem confiante, em setembro fiz um circuito de três finais de semana seguidos de competição, na Argentina, em São Paulo e no Chile. Fui para 11ª colocação no ranking mundial”, descreveu Dângela Guimarães.

Vale ressaltar que a modalidade por equipes do taekwondo tem um round, com quatro atletas de cada lado competindo em um pontuação corrida. Aquele time que conquistar mais pontos, vence. Outro detalhe é que o técnico pode interromper com uma bandeira no caso de ter limites de peso.

“Fizemos duas lutas por equipe. A primeira contra os Estados Unidos e a segunda contra a República Dominicana. Nosso time foi campeão e fiquei muito feliz também. É algo que acrescenta muito na minha trajetória, uma boa experiência”, destacou Dângela Guimarães.

O Fisu America Games, que reúne atletas universitários de todo o continente, vai até o dia 26 de outubro. Ao todo, são sete atletas goianos que disputam o futebol feminino, natação e taekwondo. Além de Dângela Guimarães, o goiano Patrik Cardoso também ganhou uma medalha, de bronze, na categoria +87 kg masculino.

Agora, depois do México, Dângela Guimarães revelou que mira o Bósnia Open e também o França Open. De acordo com a lutadora, ambas competições valem 20 pontos no ranking mundial. Ela ainda contou como está a expectativa para as Olimpíadas em 2024.

“Essa correria de Paris [Olimpíadas] já começou com esses pontos que são muito importantes para mim. Sigo pontuando e buscando essas competições internacionais, que são muito importantes para esse ciclo. Vou buscar, enquanto eu puder e tiver condições, estarei lutando e buscando a melhor pontuação possível”, projetou.

(Foto: Divulgação)