O Repense do último domingo (16) falou sobre um projeto que leva às escolas o ensino sobre uso eficiente, sustentável e seguro de energia. Assim, o Arena Repense desta quarta-feira (19) conversou com a coordenadora de projetos de sustentabilidade da Enel Goiás, Luiza Meireles, responsável pelo Enel Compartilha Energia nas Escolas. Luiza explicou como o projeto aborda sustentabilidade e eficiência energética nas aulas.
“A gente aborda os temas de sustentabilidade, de eficiência energética, de recursos naturais e de fontes renováveis dentro das matérias já dadas nas escolas: história, geografia, matemática português, incluídas no plano de aulas do professor. A gente dá uma capacitação para o professor aplicar isso na sala de aula”, detalhou.
Assista ao Arena Repense desta quarta-feira (19):
A coordenadora afirmou que o passo seguinte é capacitar os alunos para que eles se tornem multiplicadores e levem os ensinamentos para os familiares. “Levamos os alunos para a prática, a partir de uma gamificação dessa temática, onde os alunos aprendem mais, com jogos interativos que tem a finalidade de ensinar sobre isso”.
Hugo Cézar Peixoto Alves, tutor da Renapsi/Goiás, contou que a proposta vai mais além do que simplesmente ensinar os alunos sobre consumo consciente, com ensinamentos simples, como o de retirar o carregador do celular da tomada. Além disso, os estudantes também aprendem sobre segurança em relação a energia elétrica. “É importante ser falado, nessa época em que começam os ventos, porque os meninos começam a soltar pipa perto da rede elétrica”, destacou o tutor.
Para levar o projeto para a escola é só procurar diretamente a secretaria estadual de educação do município e pedir para entrar em contato com a Enel. A distribuidora tem uma pessoa em cada cidade para fazer o contato. Outra opção é enviar um email diretamente para a coordenadora do projeto [email protected].
Confira edições anteriores do Arena Repense: