A venezuelana Anyuli (Foto: Divulgação)

A vida de Anyuli Cormoto Rojas Fernández, não foi mais a mesma desde que chegou a Goiânia. A venezuelana, de 28 anos, vivia em situação precária em Roraima, estado que faz fronteira com a Venezuela, e chegou à capital goiana no fim do ano passado. Hoje, ela trabalha na ação Loja Vazia, localizada no Estação da Moda Shopping

“Eu trabalho como operadora de caixa, mas eu também atendo os clientes, falo para eles comprarem para ajudar na causa, ajudar nossos irmãos venezuelanos”, afirma. 

As roupas da Loja Vazia foram arrecadadas em dezembro de 2019, e são vendidas a preços simbólicos. Todo o valor das vendas será revertido para ajuda às famílias de venezuelanos que ainda virão para Goiânia no próximo mês de abril. Anyuli conta que a qualidade e o baixo preço das peças impressiona. “As pessoas falam ‘nossa, mas é barato’. Sim, é porque estamos querendo recolher mais doações para as famílias que vão vir”, conta. 

Anyuli mora em Goiânia com o esposo e dois filhos, um de 3 e outro de 4 anos. Ela integra o grupo de 20 famílias de refugiados venezuelanos trazidos para Goiânia pela Organização Não Governamental (ONG) Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo (Osceia) e a Goodwill Goiás, em  dezembro do ano passado. 

A gerente comercial da Goodwill Goiás, Lorena de Fátima Martins Moreira, explica que, além do acolhimento, o importante é que eles consigam se manter e levar a vida com dignidade por meio do trabalho. 

“Nós temos o compromisso com eles de tutelá-los e de apadrinhá-los, mas o intuito da instituição é que eles se promovam e tenham a vida normal e comum como qualquer brasileiro”, esclarece. 

Ao todo, a ação acolheu 140 venezuelanos, entre eles 70 crianças. Todos recebem moradia, alimentação e apoio escolar da Osceia com a Goodwill Goiás. “A instituição tem um professor de português para as crianças e adultos que ainda não estão trabalhando. Em todas as famílias, tem alguém que já está trabalhando”, explica a gerente. 

Outras 20 famílias devem chegar a Goiânia no próximo mês de abril. Lorena explica que qualquer pessoa pode ajudar nessa corrente do bem. 

A ação Loja Vazia ficará no Estação da Moda Shopping até o dia 5 de junho. Anyuli diz que a experiência vai ajudar a seguir no mercado de trabalho. Todos os dias a gente aprende um pouquinho de cada coisa. Acho que vou ficar mais preparada para outra loja ou outro serviço”, explica. 

loja vazia

Loja Vazia no Estação da Moda Shopping (Foto: Divulgação)

Por fim, Anyuli agradece a receptividade e a solidariedade do povo goianiense e, claro, sem deixar de falar de algumas das delícias da culinária de Goiás. “As pessoas aqui de Goiânia têm um coração muito grande. Eu sinto que estou na minha casa. E da comida, nossa… eu amo a pamonha (risos). Experimentei a pamonha e o pequi, mas a pamonha eu amo”, revela. 

Qualquer pessoa pode ajudar na ação da Osceia e Goodwill Goiás, e também na Loja Vazia. Basta entrar em contato com pelo telefone (62) 3297-3117.

Clique e conheça a Osceia