Sagres em OFF
Rubens Salomão

Vídeo de Iris Rezende retira brecha para discurso de continuidade na campanha do PSD

O vídeo gravado pelo prefeito Iris Rezende (MDB) nesta quinta-feira (19) em reunião com vereadores, deputados e parte da direção estadual do partido, fecha espaço para discurso de continuidade da atual gestão na campanha de Vanderlan Cardoso (PSD), principalmente com iniciativas informais de apoiadores.

Iris decidiu gravar o vídeo quando emedebistas mostraram chamamento para evento intitulado “Sou Iris, voto 55”. Antes da publicação do vídeo, lideranças pessedistas insistiam em afirmar que a neutralidade do prefeito indicava que Vanderlan poderia reivindicar o discurso de continuidade.

O presidente do PSD em Goiânia, Simeyzon Silveira, afirmava até que a maior parte do “MDB irista” estava com Vanderlan, ao citar o apoio do senador Luiz Carlos do Carmo, do deputado estadual Bruno Peixoto, do ex-deputado Lívio Luciano e do lidero do prefeito na Câmara Municipal, Wellington Peixoto.

A nova argumentação, com base nos discursos do governador Ronaldo Caiado (DEM), deve partir para avaliação de que a “continuidade” se refere à manutenção de parcerias entre prefeitura e estado, que seria facilitada pela presença de um aliado do governador no Paço Municipal.

Notícia falsa

O deputado estadual Alysson Lima (Solidariedade) publicou notícia falsa no Instagram afirmando que o Governo de Goiás pretenderia realizar blitzes de arrecadação do IPVA em regiões periféricas de Goiânia, Aparecida de Goiânia e cidades do interior. Horas depois, o ex-candidato à prefeitura da capital apagou a publicação.

Lamentável

A Secretaria de Economia lamenta a publicação de fake news e aponta que o governo não realiza blitze do IPVA desde o início da pandemia. Aponta ainda que, pelo contrário, adotou medidas para facilitar a vida do cidadão, como o adiamento do calendário do pagamento do IPVA.

Paz e amor

Depois do clima acirrado na primeira semana de campanha no segundo turno, as campanhas do MDB e PSD avaliam não iniciar as propagandas no Rádio e na TV com ataques aos adversários. A partir desta sexta-feira (20), serão pelo menos seis programas para cada candidato, até a próxima sexta, dia 27.

Contra ataque

Militantes emedebistas resgataram reportagens de TV de 2012 para responder às cobranças de Vanderlan Cardoso pela presença do vice-prefeito, Rogério Cruz. Além de afirmar que o vereador nunca foi escondido, passaram a postar das redes sociais vídeos que mostram áudios de ligações entre Wilder Morais (PSC) e o contraventor Carlinhos Cachoeira, gravados pela Polícia Federal no âmbito da operação Monte Carlo.

Administração

A 4ª Turma da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) negou, por unanimidade, recurso da Procuradoria-Geral do Município (PGM) na ação que trata da responsabilidade da manutenção da malha asfáltica do Eixo Anhanguera, em Goiânia.

Como fica?

A PGM ainda estuda eventual recurso. Pela decisão, a prefeitura deverá iniciar trabalhos de manutenção assim que for notificada pelo TJ-GO. Os desembargadores consideraram que a Metrobus tem deveres contratuais de manutenção da infraestrutura e prestação do serviço de transporte, “não abrangendo à manutenção da malha asfalta em si”.

Mais lidas:

Leia também: