Um homem e uma mulher, vigilantes penitenciários temporários, foram presos neste domingo (30) em Rio Verde, no sudoeste do Estado. O casal é suspeito de levar duas reeducandas da Unidade Prisional da cidade para a casa de um deles, sem dar justificativas.

De acordo com informações da Polícia Civil, depois de receber uma denúnica anônima, a Polícia Militar foi até a unidade para fazer a contagem das internas. O casal de vigilantes foi avisado da ação policial e decidiu retornar ao presídio, fato este que resultou no flagrante. Em seguida, foram levados para a 8ª Delegacia de Polícia do município.

As duas detentas, que têm 30 e 37 anos de idade, cumprem pena em regime fechado, uma por homicídio e outra por latrocínio, respectivamente. Depois de registrada ocorrência por causa da saída, as reeducandas voltaram pra cadeia.

Os agentes prisionais disseram à polícia que retiraram as detentas para levar uma delas ao hospital. No caminho decidiram que não seria mais preciso, e foram então para casa de um deles para ficar conversando. Os vigilantes irão responder a processo administrativo disciplinar por retirada das detentas sem motivos legais para justificar a saída.