As camisas alternativas são utilizadas pelos clubes europeus há vários anos. A moda chegou ao Brasil na década de 90, quando o Vitória lançou uma camisa amarela, fugindo do tradicional rubro-negro. O Fluminense também inovou, com o terceiro uniforme laranja.

 

Nos anos seguintes, vários clubes passaram a ter três camisas. Alguns sempre foram fiéis as cores tradicionais, como Grêmio, Botafogo, Atlético Mineiro, Paraná Clube e Goiás. Outros abusaram do arco-íris. O Corinthians jogou de roxo, o Palmeiras de cinza e amarelo limão, O Vasco utilizou branco e vermelho e o Cruzeiro apareceu de amarelo.

O Vila Nova nas duas últimas temporadas inovou com o laranja. Em 2009, a terceira camisa era toda na nova cor. Em 2010, o laranjado foi utilizado juntamente com o branco. Para 2011, as alterações são mais impactantes. No próximo dia 29, é aniversário do Tigrão. Na mesma data, acontecerá o lançamento oficial da nova camisa do clube. A diretoria ainda não definiu quando a equipe estreará o uniforme em campo.

Nova camisa

O Vila Nova fez um concurso para a escolha do terceiro uniforme. Vários torcedores enviariam desenhos para o clube. Os três considerados melhores pela diretoria foram colocados para votação popular, na loja oficial, Paixão Vermelha.

A torcedora Luana, criadora do modelo escolhido, será premiada com R$ 1 mil. 223 colorados votaram na eleição, sendo que 94, optaram pela camisa preta. O lançamento oficial será no dia 29 de julho, na loja oficial do Vila Nova.