Na tarde desta quinta-feira(24), foi oficializada a parceria entre Vila Nova e a Universidade Salgado de Oliveira(Universo), para a disputa da Superliga C de vôlei masculino. Estiveram presentes, o presidente executivo Hugo Jorge Bravo, o Superintendente de Segurança e Infraestrutura Esportiva, Rudson Guerra, da Secretaria de Esportes e Lazer, além do diretor de esportes olímpicos, Frederico Junqueira, o técnico Neilon Carlos e o atleta Rodrigo Moraes.

O presidente executivo do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo, fez um pronunciamento e falou da satisfação de poder dar esse passo inicial nessa modalidade do esporte olímpico.

“Um dia especial pra nós, meses atrás estávamos aqui falando sobre o início de um trabalho, de uma diretoria de esportes olímpicos. Comandada pelo Frederico Junqueira, Marcelinho (Marcelo Baiocchi Filho), Silvio Cavalcante e coordenada pelo professor Willian Mendes. Ali nós começamos a falar um pouco sobre o início dos esportes olímpicos no Vila Nova. Tivemos esse problema da pandemia e agora, passada essa primeira crise, a gente vem falar oficialmente com muita alegria, sobre o nosso time de vôlei masculino em parceria com a Universidade Salgado de Oliveira que estará representando o Estado de Goiás em uma competição de nível nacional”, salientou Hugo.

Outro ponto ressaltado pelo presidente colorado, é que a diretoria de esportes olímpicos tem “vida própria”, ou seja, não depende financeiramente do clube para se sustentar.

“Eles buscam entre eles mesmos, viabilizar todo esse projeto olímpico. É importante destacar isso, pois as pessoas podem vir a pensar que estamos dinheiro do futebol. Isso aqui é uma diretoria independente que caminha com suas próprias pernas e que nós temos muito orgulho de ter abnegados vilanovenses à frente desse projeto”, destacou Hugo Jorge Bravo.

Apoio do Governo

O Superintendente de Segurança e Infraestrutura Esportiva, Rudson Guerra, também se pronunciou e comentou sobre a importância do passo dado pelo Vila Nova, para o vôlei masculino.

“É com muita felicidade que o Governo de Goiás, através da Secretaria de Esportes, participa desse projeto com a possibilidade real de trazer a Superliga C de vôlei que hoje o Vila Nova irá representar nosso Estado. Faz parte do Governo de Goiás, fomentar o esporte. Hoje temos uma situação muito complexa de saúde, todos tem conhecimento. Iremos respeitar todas as decisões das autoridades de saúde que o Governo do Estado tem discutido isso. Precisamos fomentar o esporte em todo o seu espaço no Estado e agradecemos ao Vila por essa solicitação e nossa participação nisso”, comentou Rudson Guerra.

A Secretaria de Esporte e Lazer discute a possibilidade de utilização dos ginásios tanto da capital quanto do interior, a pedido do Vila Nova, para a formação de novos atletas. Outra intenção é recolocar o Estado no cenário nacional e internacional da modalidade.

Experiência no comando

O técnico Neilon Carlos será o responsável por comandar o Vila Nova/Universo nas competições desse ano. Com passagem importante na parceria entre o Clube Jaó e a Universo em 2017, quase conseguindo o acesso para a Superliga A, como membro da comissão técnica. Neilon acumula experiência de 25 anos no esporte em Goiás, trabalhando também com grupos femininos, campeonatos nacionais universitários e técnico de seleção de base por dez anos.

Para Neilon, o projeto colorado chama a atenção e o comandante fala a respeito também, da importância da Copa Brasília, competição que o Vila Nova/Universo participará, como preparação para a Superliga C.

“O departamento de esportes olímpicos do Vila Nova tem um projeto bastante audacioso e a dedicação e empenho que estão sendo colocados nesse projeto, faz com que a gente se entregue ao trabalho ainda mais. A Copa Brasília é um evento de extrema importância na preparação, quando numa realidade de competição, seremos experimentados para identificar quais as nossas necessidades e otimizar os pontos fortes e corrigir as vulnerabilidades. Mostra também a grandeza do Vila Nova, por ter sido convidado pra participar desse grande evento que terá times da Superliga A e B, então por ser um campeonato desse nível, será muito importante na nossa preparação para a disputa da Superliga”, destacou Neilon Carlos.

Experiência também no elenco

O central Rodrigo Moraes foi o representante dos atletas para participar dessa oficialização de parceria do Vila Nova com a Universo, para a disputa da Superliga C de vôlei. O jogador de 34 anos tem experiência nacional e internacional. No brasil, alguns dos clubes que Rodrigo defendeu: Colégio Dom Bosco –MT, Objetivo/Sorocaba, Volta Redonda, Botafogo, Nutrplus/São Caetano, dentre outros. A experiência internacional vem por ter atuado no vôlei francês, húngaro e também alemão. Rodrigo falou como pode usar sua experiência, para ajudar os demais jogadores do elenco.

“Conversando, dando conselho, contribuindo com experiências que eu tive e no mais, garra, que vejo como o mais importante. Tentar dar o melhor de mim, contar sobre minhas experiências tanto aqui quanto fora e vamos em busca dessa Superliga”.

Sobre a possibilidade de fazer um bom papel na competição nacional, o atleta colorado demonstrou confiança, inclusive, de não só fazer uma competição boa, como também, de conseguir o acesso.

“Estamos em um padrão sim de brigar pelo acesso, vamos com tudo. O projeto do Vila é muito bacana e pra mim, está sendo muito bom. Eu já conheço alguns jogadores das outras equipes e acho que o Vila Nova tem total segurança de entrar pra conquistar o acesso pra Superliga B”, finalizou Rodrigo.

A Copa Brasília acontecerá de 12 a 14 de outubro, e após a competição preparatória, o Vila Nova/Universo passa a aguardar a oficialização da data de início da Superliga C. A tendência é que comece no início de novembro, a confirmação está dependendo da escolha de qual será a cidade-sede.