(Foto: Reprodução/ Internet)

Tiago de Faria Biscaro, 29 anos, é violinista da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) e atualmente ocupa a função de Spalla. Ele começou a estudar música aos oito anos de idade, em 1997, e dois anos depois começou a tocar violino. De lá pra cá não parou mais. Ele também fez parte da Orquestra Sinfônica de Goiânia e recentemente foi convidado para tocar na Orquestra Filarmônica de Goiás.

O violinista iniciou seus estudos no Itego em Artes Basileu França quando a instituição ainda era Escola de Artes Veiga Valle. Durante cinco anos, ele participou da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), teve aulas de teoria musical, história da música, canto coral, instrumentos, entre outras. Segundo Tiago, a paixão pela música vem de berço, pois praticamente toda a família toca algum tipo de instrumento. Além disso, o ambiente religioso em que cresceu o influenciou bastante a se tornar um músico profissional.

Ele ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) em 2001, onde permaneceu até 2012. De 2012 a 2016, Tiago se mudou para São Paulo para estudar e se aperfeiçoar no instrumento violino, onde também integrou a Orquestra Jovem do Estado São Paulo. Ao retornar para Goiânia no início de 2017, voltou a integrar a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás como Spalla, a convite do maestro Eliel Ferreira.

Além da formação adquirida no Basileu França, Tiago Biscaro se graduou em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Paralelamente aos estudos musicais, sempre participou de cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior.

Tiago afirma que a contribuição do Basileu França na sua formação artística e pessoal foi muito importante. “Sem dúvida, a escola com toda a sua estrutura, e a convivência com alunos e professores foram determinantes na minha formação musical e na escolha da profissão. A maioria dos músicos em formação almeja a excelência naquilo que se propõe a fazer, e consequentemente, se firmar como artista. Para isso, é preciso percorrer um longo caminho, com bastante dedicação e disciplina. Estou muito feliz com o que alcancei até aqui com a ajuda de muitas pessoas”, declara.

Sobre o convite para tocar na Orquestra Filarmônica de Goiás, Tiago Biscaro, afirma que essas conquistas apenas mostram que ele está no caminho certo. “Esse convite me motivou muito, pois além de uma realização pessoal, gerou uma satisfação muito grande. É sensacional ver os frutos do meu esforço de muitos anos reconhecido, pois através da pesquisa e do treino constante nos tornamos músicos e pessoas melhores”, compartilha o violinista.