Virada Ambiental é comemorada em todo o Estado de Goiás (Foto: Reprodução/Sagres TV) 

Na Virada Ambiental, foram plantadas mil mudas de espécies nativas. A primeira foi a de um ipê. O plantio foi feito numa área da Universidade Federal de Goiás, no Campus Samambaia, a 500 metros do Rio Meia Ponte. Muitos estudantes da UFG participaram. Rhoanne Sousa, estudante de educação física diz que espera com isso chamar a atenção de muitos para cuidar melhor do meio ambiente.

O plantio ocorreu no Dia Estadual da Consciência Ambiental, criado por uma lei de autoria do deputado Lucas calil (PSD) e celebrado em 22 de novembro. Esta lei foi sancionada há poucos meses e este foi o primeiro ano de comemoração da data. “Dos 246 municípios do estado, 167 confirmaram participação, mas temos informação de que até naqueles que não confirmaram, vai haver plantio”, contou o deputado. Edward Madureira, reitor da UFG, diz que a universidade participou dando subsídios para a criação da lei estadual e agora com a Virada Ambiental, que envolve prefeituras, órgãos públicos, e várias entidades da sociedade civil.

A meta inicial é que cada município plante mil mudas neste dia. Mas algumas cidades já anunciaram números bem maiores, um exemplo é Luziânia, no Entorno de Brasília, que deve plantar mais de 7 mil mudas. “A meta inicial era plantar 246 mil mudas, mil para cada município goiano, mas estamos certos de que serão plantadas mais de 1 milhão de mudas, porque tem cidades que vão ter duas ou mais frentes de plantio”, disse, confiante, o deputado Lucal Callil.

As espécies plantadas foram escolhidas pela UFG e por técnicos da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER), que foram aos municípios definir o local do plantio. Antelmo Teixeira Alves, diretor de assistência técnica e Extensão Rural da Emater disse que como a Emater está presente em 80% do estado, ficou fácil definir os locais de plantio que são, geralmente, nascentes de rios que abastecem as cidades. E explicou: “E o trabalho não acaba por aqui. Depois, os responsáveis pelo plantio vão acompanhar o desenvolvimento das mudas, num esforço para que o maior número delas vingue”.

A Virada Ambiental é uma forma de sensibilizar a sociedade para a urgente necessidade de preservar e recuperar o meio ambiente. A virada também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que compõem a agenda de ações que devem ser implementadas por todos os países até 2030. 

Confira a reportagem de Silas Santos 

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/vHXGTquuQ3Y” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}