Sagres em OFF
Rubens Salomão

Vitor Hugo diz que Caiado precisa se posicionar para que bolsonaristas o apoiem em Goiás

Após gravação de um vídeo há cerca de 10 dias, em que sugeriu enquete para que a Direita tome posição relativa a participação das eleições em Goiás, o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) destacou que um apoio a Ronaldo Caiado não está descartado. No entanto, tudo vai depender da posição que o governador tomará em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

De acordo com o parlamentar, o DEM, partido de Caiado deve lançar em setembro como pré-candidato à presidente, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Ele precisa se posicionar, é preciso saber qual a postura dele, se o DEM lançar o Mandetta, o governador vai estar ao lado de quem do amigo dele que é médico como ele ou do presidente?”, questiona Vitor Hugo.

O deputado argumentou que no vídeo gravado, não fez críticas, mas “transmitiu fatos”. Vitor Hugo completou destacando que durante a pandemia Caiado acabou dessagrando uma base bolsonarista.

“O cenário é incerto, eu acho que ele fez um bom trabalho, mas se não houver um alinhamento com o presidente, isso pode viabilizar que a Direita siga ele, ele tomou algumas atitudes também em relação a fechamento de comércio, a pandemia, que desalinhou com o presidente e desagradou uma base, empresários, agro, e isso pode ser retomado agora, mas vai depender muito da postura dele com o presidente”, destacou.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Elogios

Durante evento de entrega de 210 ônibus escolares na Secretaria Estadual de Educação, Caiado direcionou elogios a deputados federais em que ele já teve algum tipo de atrito ou posição política distinta. O governador elogiou os deputados Delegado Waldir (PSL), Major Vitor Hugo (PSL), Magda Mofatto (PL) e Rubens Otoni (PT). Waldir que não costuma participar de eventos com a presença do governador, ficou sentado na segunda fileira de deputados.

Tucanos

Chamou atenção a participação de deputados estaduais do PSDB no evento. Participaram Francisco Oliveira, que recentemente ingressou na base Caiadista e Lêda Borges. Alguns ônibus foram para locais em que Lêda tem representação. O líder do governo, Bruno Peixoto (MDB) não a citou em discurso e houve um princípio de bate-boca.

Sem transferência

O governador Ronaldo Caiado relatou que neste ano ainda devido à pandemia da Covid-19, não será feita a transferência da administração estadual para a Cidade de Goiás, nas comemorações do aniversário da cidade. Caiado disse que em 26 de julho, mesmo sem transferência haverá inauguração de obra do Palácio da Instrução da Secretaria Estadual de Educação.

Aproximação

O governador Ronaldo Caiado e o presidente estadual do MDB, Daniel Vilela foram só elogios em eventos na cidade de Aruanã na tarde desta segunda-feira (5). O encontro ocorreu num momento em que há uma aproximação gradativa entre os dois políticos, visando as eleições de 2022. Daniel foi convidado por Caiado para ir juntos de avião à cidade.

Em Aruanã, houve a inauguração do Centro de Convenções e Eventos Luiz Alberto Maguito Vilela e depois visita a um porto da cidade, que conta com recursos de emenda parlamentar do período que Daniel ainda era deputado federal. “De forma suprapartidária, o senhor tem beneficiado, colaborado e contribuído com todos os municípios do nosso Estado na medida do possível”, disse Daniel em discurso. O ex-deputado ainda disse que a gestão de Caiado busca recolocar Goiás nos trilhos.

Resposta

O governador ainda afirmou que Daniel Vilela tem “potencial, capacidade e DNA de honestidade, competência e coragem”. Daniel é cotado para uma vaga na vice de Caiado ou até mesmo ao Senado, num possível acordo que passa pelas bênçãos do ex-prefeito Iris Rezende.

Educação

O ex-secretário municipal de Educação de Goiânia, Marcelo Ferreira da Costa é o novo titular da Seduc de Senador Canedo. Ele foi gestor na capital durante todo o mandato de Iris Rezende e ficou no cargo nos primeiros meses da administração de Rogério Cruz. Marcelo assumiu o cargo na última semana e trabalha na volta aulas presenciais no município que deve ocorrer somente em meados de setembro.

Mais lidas:

Leia também: