Sagres em OFF
Rubens Salomão

Vitor Hugo espera que maior parte dos deputados goianos apoie Arthur Lira

O deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) espera que a maior parte da bancada goiana apoie a candidatura de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara. As eleições estão previstas para o próximo mês. Lira tem feito uma série de viagens pelo Brasil e na noite desta segunda-feira (11), está previsto um jantar com o governador Ronaldo Caiado (DEM) no Palácio das Esmeraldas para tratar do assunto. Membros da bancada goiana na Câmara deverão participar do encontro.

Outro possível participante da reunião é o presidente do Diretório Estadual do Partido Progressistas, o ex-deputado federal Alexandre Baldy. Arthur Lira é o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e faz oposição a Baleia Rossi (MDB-SP).

“Tenho esperança que a maior parte dos deputados goianos vai se aliar a Artur, por ter as melhores propostas, por tocar a frente as reformas que o Brasil precisa, como: a Administrativa, Tributária, Revisão do Pacto Federativo, situações que o Rodrigo Maia engavetou como a questão das armas, exploração econômica de terras indígenas”, destacou Vitor Hugo.

O parlamentar lamenta pelo fato do regimento da Câmara prever que a votação da eleição seja secreta. Para ele, é importante que cada deputado apresente a sua posição.  Vitor Hugo disse que já conversou com alguns parlamentares goianos.

Ele ainda tem feito articulação para que o PSL saia do bloco de Rossi e ingresse no grupo de Lira. A direção do partido acordou para a composição a chapa do emedebista, posição contrária de parte da bancada do partido.

“Se o PSL ficar com o Baleia Rossi estaria com 282 deputados e o bloco de Artur com 196. Vai fazer uma grande diferença, vamos sair de menos 86 deputados para mais 18 e isso faz total diferença”, afirmou.

Comissões

Deputados estaduais já iniciaram discussões sobre a composição de espaços em comissões da Assembleia Legislativa de Goiás. Humberto Aidar (MDB) tende a continuar à frente da a Comissão de Constituição, Justiça e Redação. O nome de Aidar também é cogitado para vaga em Tribunal de Contas, quando a vaga for aberta.

No retorno das atividades parlamentares, em fevereiro, os parlamentares deverão definir novamente os nomes que irão formar as comissões da Casa. Vale ressaltar que já houve a definição prévia da Mesa Diretora da Assembleia, com a permanência de Lissauer Vieira na presidência.

Autoconvocação

Os deputados estaduais voltam aos trabalhos nesta semana. Eles deverão participar de sessões extraordinárias, a partir desta terça-feira, 12 de janeiro, em uma autoconvocação para deliberarem sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Acomodações

Mais um ex-vereador derrotado nas eleições2020 foi acomodado em cargos na Prefeitura de Goiânia. Desta vez foi a vez de Sebastião de Souza Porto Filho, o Tiãozinho Porto (MDB). Ele foi nomeado secretário Executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa, cargo criado na Reforma Administrativa aprovada no final do ano passada e sancionada no último dia 1º.

No total são cinco ex-parlamentares da legislatura passada que não conseguiram reeleição que estão na Prefeitura de Goiânia. Os outros ex-vereadores que foram nomeados são: Gustavo Cruvinel (MDB) na presidência do Procon Goiânia; Álvaro da Universo (Patriota) é o secretário de Esporte; Tatiana Lemos (PC do B) é a titular da Secretaria da Mulher; Felisberto Tavares (Podemos) foi nomeado como secretário extraordinário para Assuntos Comunitários. O secretário de Governo, Andrey Azeredo preferiu não disputar o pleito de 2020. Suplentes de vereador também então sendo acomodados.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.