Sagres em OFF
Rubens Salomão

Vitor Hugo espera que maior parte dos deputados goianos apoie Arthur Lira

O deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) espera que a maior parte da bancada goiana apoie a candidatura de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara. As eleições estão previstas para o próximo mês. Lira tem feito uma série de viagens pelo Brasil e na noite desta segunda-feira (11), está previsto um jantar com o governador Ronaldo Caiado (DEM) no Palácio das Esmeraldas para tratar do assunto. Membros da bancada goiana na Câmara deverão participar do encontro.

Outro possível participante da reunião é o presidente do Diretório Estadual do Partido Progressistas, o ex-deputado federal Alexandre Baldy. Arthur Lira é o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e faz oposição a Baleia Rossi (MDB-SP).

“Tenho esperança que a maior parte dos deputados goianos vai se aliar a Artur, por ter as melhores propostas, por tocar a frente as reformas que o Brasil precisa, como: a Administrativa, Tributária, Revisão do Pacto Federativo, situações que o Rodrigo Maia engavetou como a questão das armas, exploração econômica de terras indígenas”, destacou Vitor Hugo.

O parlamentar lamenta pelo fato do regimento da Câmara prever que a votação da eleição seja secreta. Para ele, é importante que cada deputado apresente a sua posição.  Vitor Hugo disse que já conversou com alguns parlamentares goianos.

Ele ainda tem feito articulação para que o PSL saia do bloco de Rossi e ingresse no grupo de Lira. A direção do partido acordou para a composição a chapa do emedebista, posição contrária de parte da bancada do partido.

“Se o PSL ficar com o Baleia Rossi estaria com 282 deputados e o bloco de Artur com 196. Vai fazer uma grande diferença, vamos sair de menos 86 deputados para mais 18 e isso faz total diferença”, afirmou.

Comissões

Deputados estaduais já iniciaram discussões sobre a composição de espaços em comissões da Assembleia Legislativa de Goiás. Humberto Aidar (MDB) tende a continuar à frente da a Comissão de Constituição, Justiça e Redação. O nome de Aidar também é cogitado para vaga em Tribunal de Contas, quando a vaga for aberta.

No retorno das atividades parlamentares, em fevereiro, os parlamentares deverão definir novamente os nomes que irão formar as comissões da Casa. Vale ressaltar que já houve a definição prévia da Mesa Diretora da Assembleia, com a permanência de Lissauer Vieira na presidência.

Autoconvocação

Os deputados estaduais voltam aos trabalhos nesta semana. Eles deverão participar de sessões extraordinárias, a partir desta terça-feira, 12 de janeiro, em uma autoconvocação para deliberarem sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Acomodações

Mais um ex-vereador derrotado nas eleições2020 foi acomodado em cargos na Prefeitura de Goiânia. Desta vez foi a vez de Sebastião de Souza Porto Filho, o Tiãozinho Porto (MDB). Ele foi nomeado secretário Executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa, cargo criado na Reforma Administrativa aprovada no final do ano passada e sancionada no último dia 1º.

No total são cinco ex-parlamentares da legislatura passada que não conseguiram reeleição que estão na Prefeitura de Goiânia. Os outros ex-vereadores que foram nomeados são: Gustavo Cruvinel (MDB) na presidência do Procon Goiânia; Álvaro da Universo (Patriota) é o secretário de Esporte; Tatiana Lemos (PC do B) é a titular da Secretaria da Mulher; Felisberto Tavares (Podemos) foi nomeado como secretário extraordinário para Assuntos Comunitários. O secretário de Governo, Andrey Azeredo preferiu não disputar o pleito de 2020. Suplentes de vereador também então sendo acomodados.

Mais lidas:

Leia também: