Uma homenagem curiosa a Ayrton Senna será exposta nesta na tarde desta segunda-feira: uma pequena estátua do brasileiro, baseada em sua vitória na edição de 1993 do GP do Japão de Fórmula 1, será lançada no Expo Center Norte, em São Paulo, em evento que contará com a presença de Viviane Senna, irmã do tricampeão mundial. O triunfo foi o penúltimo do brasileiro na categoria – o último foi na corrida seguinte, na Austrália.

 

A estátua mede 37 cm de altura e terá série limitada: apenas 2,5 mil unidades, devidamente, numeradas, que estarão à venda a partir de julho, com um preço sugerido de R$ 759,00.

A homenagem foi idealizada pela Pizii Toys, importadora brasileira de réplicas, bonecos e estátuas colecionáveis, e pela fornecedora japonesa Kotobukiya, que utilizaram como base a comemoração de Senna quando faturou a corrida em Suzuka há 16 anos, sua penúltima vitória na F1.

“Falamos sobre o amor que os japoneses têm por um dos maiores ídolos nacionais, o Ayrton Senna. A partir daí, a idéia da estátua não saiu da minha cabeça”, disse Renan Orenes, dono da Pizii Toys, que contou com o apoio do Instituto Ayrton Senna para a realização do projeto.

“Cumprimos todas as exigências do instituto, e o resultado já tem sido recompensante. O desenvolvimento foi acompanhado de perto pela família Senna. Os detalhes são realmente impressionantes – o macacão, a expressão do piloto, os punhos cerrados. O capacete usado por ele no dia da corrida foi até o Japão para ser escaneado e moldado em tamanho reduzido”, afirmou o empresário.