Hipertensão descontrolada, sedentarismo, ingestão de comidas gordurosas que levam à obesidade e o cigarro são vilões de quem quer se manter saudável e podem causar ainda o temido acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame.

Antes, as pessoas tinham a ideia de que o AVC só acontecia em pessoas idosas, principalmente com o aumento do risco após os 55 anos. Porém cada vez mais jovens e adultos sofrem com esse problema que, em alguns casos, pode ser evitado na adoção de um bom estilo de vida.

O AVC é uma das principais causas de morte e de sequelas no mundo e no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a doença cerebrovascular atinge 16 milhões de pessoas ao redor do globo a cada ano. Dessas, seis milhões morrem. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a adoção de medidas urgentes para a prevenção e tratamento da doença.

Sobre este assunto, a médica neurologista, Fabiana Gonçalves, concedeu entrevista exclusiva à apresentadora Cecília Barcelos no programa Cidadania em Destaque desta segunda-feira (7), na 730, e também tirou dúvidas de ouvintes e internautas.

Ouça a seguir a entrevista na íntegra.

{mp3}Podcasts/2016/novembro/08/fabianagoncalves{/mp3}