O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) começou a realizar, nesta segunda-feira (1º), ações educativas em frente às escolas de Goiânia. O objetivo da campanha de volta às aulas é coibir o estacionamento em fila dupla e estimular o uso correto do cinto de segurança e da faixa de pedestre.

Assista à reportagem na íntegra:

O coordenador da ação, Van Basten Alves do Carmo, afirmou que é preciso chamar a atenção dos motoristas por causa da circulação das crianças.

“Os motoristas muitas vezes param em cima, não respeitam a faixa de pedestre e a parada na faixa atrapalha o fluxo das crianças e devemos proteger as crianças na faixa. A principal infração é a parada na faixa”, disse.

As ações são realizadas em frente às escolas com placas que contêm mensagem de conscientização. Além disso, profissionais do Detran-GO orientam os motoristas no local para obedecerem às normas e evitarem acidentes.  

“A orientação é que os motoristas respeitem as normas de trânsito para evitar acidentes, reduzir o número de infrações e que as crianças consigam atravessar na faixa com segurança”, destacou o coordenador da ação.

Conscientização

Pode parecer que não é importante, mas ações como essa estimulam os motoristas a repensar suas ações no trânsito. Apesar de serem habilitados e conhecerem as normas, infrações e consequências muitas pessoas ainda falam ao celular enquanto dirigem, não usam cinto de segurança e param em cima da faixa de pedestre.

Foto: Reprodução Sagres TV

Para o aposentado Divino Joaquim Lopes o respeito é fundamental ao se deslocar de um lugar para outro. “Respeito às faixas de pedestre, ter respeito com o pedestre que vai passando também, nós temos que ter mais conscientização”, pontuou.

A dentista Luciana Carneiro também acredita que é preciso ter mais consciência no trânsito.  “É importante porque as pessoas têm que se conscientizar das faixas de segurança, os pedestres precisam ser respeitados”, disse.  

Foto: Reprodução Sagres TV

O coordenador da ação, Van Basten Alves do Carmo, explicou que o trabalho é educativo e que a equipe aborda os motoristas e passam orientações sobre o não cometimento das infrações de trânsito. 

“Sabemos que o período é um pouco complicado, o trânsito fica mais sobrecarregado na volta às aulas. As principais infrações que vemos na porta das escolas são a parada em fila dupla, a parada em cima da faixa do pedestre e o uso do aparelho celular enquanto dirige”, alertou.

O professor Renato Melo sabe bem o processo de ensinar e como o aprendizado acontece. “Eu acho que essas ações são fundamentais porque a gente tem que ensinar o óbvio, repetir o óbvio, até ele introjetar nas pessoas. Isso eleva a cidadania”, destacou.  

 

Foto: Reprodução Sagres TV

As ações de conscientização de volta às aulas em frente às escolas continuarão sendo realizadas em frente às escolas pelo Detran-GO. Nas próximas semanas os motoristas serão abordados perto de unidades de educação do Setor Coimbra, Setor Sudoeste, Setor Rodoviário, Cidade Jardim e Vila Canaã.

Leia mais: