“Apoio de candidatos à presidência não tem sido efetivo em Goiás”, afirma Jorcelino Braga

Com Gustavo Mendanha definido como candidato ao Governo de Goiás, o Patriota pensa as estratégias para o pleito de 2022. Em entrevista à Sagres, o presidente do partido no estado, Jorcelino Braga, afirmou que o planejamento da sigla não passa por busca de apoio nacional, apesar de Mendanha já ter declarado que “vota em Jair Bolsonaro”. “Até agora, essa interferência dos candidatos à presidência em Goiás não tem demonstrado efetividade”, declarou Jorcelino.

Assista a entrevista completa:

O presidente da sigla destacou que as eleições nacionais, historicamente, não costumam interferir no estado e citou os números dos pré-candidatos ao governo, que são apoiados pelos líderes na disputa da presidência. Conforme pesquisa divulgada na última sexta-feira (29/07), pela Real Time Big Data, o Major Vitor Hugo (PL), apoiado por Bolsonaro, tem 10% das intenções de voto, enquanto Wolmir Amado (PT), apoiado por Lula (PT), tem 5%. Ronaldo Caiado (UB) lidera a corrida pelo governo com 37%, seguido por Marconi Perillo (PSDB) com 20% e Gustavo Mendanha com 19%.

No entanto, mesmo com confiança no histórico, Jorcelino demonstrou cautela. “Agora o momento do Brasil é outro, a situação é outra, então nós temos que esperar mais um pouco até depois das convenções com todas as candidaturas colocadas para a gente ver como a população vai pensar depois daquele instante”, disse o presidente.

As declarações de Mendanha sobre Bolsonaro geraram críticas do candidato lançado pelo presidente da República em Goiás, o deputado federal Vitor Hugo. Para o parlamentar, Gustavo não representa o bolsonarismo. Questionado sobre, Jorcelino afirmou que a posição de Mendanha é coerente pois, “desde os primeiros momentos, se mostra uma pessoa cristã, com laços com evangélicos”. Porém, Jorcelino voltou a ressaltar que isso não importa para a sigla.

“Isso não interfere no resultado. O que interfere é que o candidato precisa estar preparado para governar o estado seja qual for o presidente. Gustavo já demonstrou que tem experiência administrativa e o Vitor Hugo é uma pessoa que não tem experiência, está chegando agora no processo”, declarou.

Ouça a entrevista completa:

2º turno

O presidente do patriota em Goiás contou à Sagres que o partido trabalha com a possibilidade de 2º turno em Goiás em diferentes cenários. No primeiro cenário, com a presença de Marconi Perillo (PSDB) como candidato ao governo, a presença de mais concorrentes, para o Patriota, ocasionará no 2º turno. No segundo, sem Marconi, há uma confiança de que parte dos votos possam migrar para Mendanha, o que também favoreceria para que as eleições em Goiás não fossem decididas no 1º turno.

“Nós trabalhamos com crescimento gradativo, a partir do momento em que as pessoas forem conhecendo nosso candidato. 96% das pessoas conhecem o governador [Ronaldo Caiado] e 95% conhecem o ex-governador [Marconi Perillo]. Já o Gustavo, 50% diz que conhece. Nós vamos ampliar o conhecimento mostrando suas propostas e o plano de gestão. Esperamos um crescimento e que ele esteja no 2º turno com o atual governador”, projetou Jorcelino.

Para a campanha, Jorcelino explicou que Gustavo Mendanha se colocará como a renovação, contra os “antigos”. “O nosso candidato, até pela idade e figura dele, ele vai sim trabalhar pela renovação”, disse.

Leia mais: