Como parte das festividades pelo ‘Dia Mundial da Voz’, 16 de abril, os alunos do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Goiás, sob a orientação da professora Tânia Ribas, realizarão palestra educativa sobre saúde vocal e triagem vocal entre os alunos e professores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet), em Goiânia. 

 

O objetivo da campanha é orientar a população a respeito dos cuidados com a voz e o tema deste ano é a saúde vocal do trabalhador. Estima-se que 70% da população usam a voz como instrumento de trabalho e que de 5 a 8% tenham alguma dificuldade vocal que interfere na comunicação, como voz rouca, esforço e/ou cansaço ao falar. A ocorrencia desses problemas aumenta em profissionais da voz como os professores, a maior população de risco; atores e cantores, além de  operadores de telesserviços, podendo atingir alarmantes índices de 25% em algumas condições de trabalho. 

A professora e fonoaudióloga Silvia Ramos, especialista em voz, lembra que qualquer alteração de voz, persistente por mais de 15 dias, pode indicar a presença de uma alteração vocal e nesse caso deve-se procurar um médico otorrinolaringologista e/ou fonoaudiólogo. “Para uma voz saudável faz bem dormir adequadamente, cuidar da postura e da alimentação, ingerir água diariamente e articular bastante ao falar”, disse, para recomendar: evite falar demais e/ou com esforço, falar em ambientes ruidosos, gritar, tossir e pigarrear excessivamente, consumir bebidas alcoólicas e fumo em excesso, e ainda cantar inadequada ou abusivamente.

 

No período da tarde, a partir das 16h30min, os alunos, sob a coordenação da professora Silvia Maria Ramos, participarão da mobilização e caminhada em comemoração ao ‘Dia Mundial da Voz’, organizada pelas fonoaudiólogas do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (CEREST), no Parque Vaca Brava, em Goiânia.