Walter explodiu para o futebol no Internacional. De lá foi para Europa e defendeu o Porto. Retornou ao Brasil e vestiu a camisa do Cruzeiro, antes de chegar para o Goiás Esporte Clube onde viveu uma fase extraordinária e virou ídolo esmeraldino.
Poucos sabem, mas o “Tufão” como é conhecido pelo torcedor alviverde, se profissionalizou pelo São José do Rio Grande do Sul, clube que está festejando 107 anos de fundação e que é o adversário do Atlético na terceira fase da Copa do Brasil. O primeiro jogo no Estádio Olímpico o Dragão venceu por 2 a 0. Já o confronto de volta ainda não tem uma data prevista devido a paralisação do futebol.
Em Curitiba, treinando no Athletico Paranaense após cumprir suspensão por doping que o tirou por dois anos dos gramados, Walter mandou uma mensagem pelas redes sociais parabenizando o São José pelo aniversário. “Eu joguei nesse time e fui muito feliz por tudo que vocês fizeram por mim. Foi o time que assinei meu primeiro contrato. Da-lhe Zeca, estamos juntos”.
Hoje com 30 anos, Walter defendeu o São José na temporada 2007. Antes de se profissionalizar, passou pelas categorias de base do Santa Cruz e Vitória.