O aplicativo de mensagens “queridinho” dos brasileiros, Whatsapp, deixará de operar nas plataformas Blackberry, Nokia S40, Nokia Symbian S60, Windows Phone 7.1, Android 2.1 e Android 2.2. As informações foram publicadas no blog da própria empresa.

Segundo a publicação, a suspensão do serviço nas referidas plataformas decorre das mudanças no modo como as pessoas utilizam os smartphones.  “Quando demos início ao WhatsApp em 2009, a maneira com que as pessoas utilizavam smartphones era bem diferente do que é hoje. A App Store da Apple por exemplo, existia há apenas alguns meses.”

De acordo com a empresa, há seis anos, cerca de 70% dos smartphones vendidos na possuíam sistemas operacionais desenvolvidos pela BlackBerry e Nokia. “Os sistemas operacionais móveis oferecidos pela Google, Apple e Microsoft – o que totaliza hoje em torno de 99.5%  das vendas atuais – estavam dentro de menos de 25 porcento dos aparelhos celulares vendidos naquela época.”

Os responsáveis pelo aplicativo consideraram a decisão difícil de ser tomada, mas necessária para melhorar o Whatsapp no futuro. A empresa finaliza o comunicado com um direcionamento aos clientes que terão o serviço suspenso até o final de 2016. “Caso você utilize um destes aparelhos, nós recomendamos que troque por um aparelho Android, Apple ou Windows Phone mais atual antes do fim de 2016 para que possa continuar usando o WhatsApp.”