As inscrições para o XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), encerradas nesta sexta-feira (26) totalizam 546 filmes, sendo 201 nacionais e 345 estrangeiros.  Entre produtores e co-produtores, 69 países participam da seleção do XII FICA, marcado para o período de 8 a 13 de junho.
São Paulo é o estado brasileiro com o maior número de inscrições (40 filmes), seguido por Goiás (38 obras), Rio de Janeiro (28) e Minas Gerais (21). Além desses, participam também produções do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Quanto ao gênero, os documentários  superam em muito o número de obras de ficção e animação. Estão inscritos ao XII FICA 421 documentários, 68 filmes de ficção, 42 animações e 15 séries televisivas. São 104 em longa-metragem, 243 em média e 199 em curta.

O FICA é o festival de cinema ambiental que oferece a maior premiação da América Latina, um total de R$ 240 mil. Já há 12 anos é realizado anualmente pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Cultura (Agepel), tendo como cenário a Cidade de Goiás, Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade.  Paralelo ao festival de cinema, desde a última edição, acontece também um Fórum Ambiental de caráter internacional, com a participação de especialistas do Brasil e do exterior.