Mais uma edição da Copa do Mundo em 2022, a 22ª edição de um mundial de seleções, e a Inglaterra não sabe o que é vencer os Estados Unidos pela competição. Nesta sexta-feira (25), as equipes se enfrentaram pela terceira vez na história do torneio e empataram por 0 a 0, a segunda igualdade do confronto. Aliás, esse também é o primeiro placar sem gols dos americanos em Copa.

Leia também: Inglaterra e EUA empatam e deixam definição das vagas para a última rodada

Nas três primeiras copas dos anos 30, em 1930, 1934 e 1938, a Inglaterra não participou e não tivemos confronto contra os Estado Unidos, que foi 3º colocado do primeiro mundial. Em 1950, no Brasil, foi a primeira vez que a seleção inglesa jogou a competição e esbanjavam confiança no título, com o craque do time Stanley Matthews, que era ponta.

Apesar disso, o que se viu foi o chamado ‘Milagre de Belo Horizonte’, em que a Inglaterra, favorita, foi derrotada pelos Estados Unidos por 1 a 0, em 29 de junho daquele ano, no Estádio Independência. Gaetjens fez o gol da vitória aos 38 minutos do primeiro tempo, na fase de grupos, uma das maiores zebras da história do futebol.

Tanto Inglaterra, quanto Estados Unidos, acabaram eliminados ainda nesta fase, com apenas uma vitória em três jogos. A Espanha foi a classificada do grupo, com 100% de aproveitamento.

De novo, agora 60 anos depois, Inglaterra e Estados Unidos se reencontraram no grupo C da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. A partida terminou empatada por 1 a 1 e sem vitória inglesa sobre os americanos em um mundial.

Quis o destino que em 2022 as equipes voltassem a medir forças na fase de grupo da Copa do Mundo do Catar. Desta vez, empate por 0 a 0 e talvez a melhor chance tenha sido dos EUA, quando o craque da seleção Pulisic acertou o travessão em um chutaço ainda no primeiro tempo.

Um outro destaque foi para mais um protesto da Inglaterra antes do apito inicial. Os jogadores se ajoelharam em uma atitude de protesto contra a proibição do uso da faixa de capitão ‘One Love’, que é um apoio à causa LGBTQIA+.

Passado o histórico entre as seleções, as equipes fizeram uma partida equilibrada nesta sexta. Os ingleses perderam a chance de confirmar a classificação antecipada, caso vencesse, enquanto os americanos vão precisar ganhar do Irã na última rodada para se classificarem.

O empate deixou as quatro seleções do Grupo B, Inglaterra, Irã, EUA e País de Gales, com chances de classificação. Os três primeiros dependem apenas de si com um triunfo. Já os galeses precisam vencer os ingleses na última rodada e ainda torcer para um empate entre americanos e iranianos.

E aí, em quais dessas seleções vocês apostariam para se classificar às oitavas de final da Copa do Mundo? Semana que vem tem a rodada decisiva.