A mostra atrai, a cada edição mais de 30.000 pessoas. Programação é gratuita

A diversidade da recente produção audiovisual brasileira está em evidência na 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que será realizada de 22 a 30 de janeiro, na cidade histórica mineira de Tiradentes. Patrocinada desde 2002 pela Petrobras, a mostra atrai, a cada edição, mais de 30.000 pessoas, que participam da programação cultural oferecida gratuitamente ao público.

No decorrer dos seus nove dias de programação, serão exibidos filmes de cineastas veteranos e jovens realizadores, incluindo títulos selecionados para grandes festivais internacionais como Berlim, Veneza, Rotterdam, Locarno e Toronto.

Programação

Ao todo, serão exibidos 128 filmes, entre 29 longas e 99 curtas-metragens, além da realização de 13 encontros entre críticos, diretores e o público, e três debates que abordarão a temática desta edição da mostra “Paradoxos do Contemporâneo” e a cinematografia do diretor homenageado, Karim Aïnouz. A programação completa pode ser vista no site www.mostratiradentes.com.br.

A Mostra de Cinema de Tiradentes é uma das mais importantes do país, já que estimula a reflexão, promove diálogos e apresenta a diversidade da produção audiovisual nacional contemporânea.

A programação cultural do evento é abrangente e gratuita e acontece em três espaços da cidade. O Largo das Fôrras, praça principal da cidade, receberá o Cine-Praça – autêntico cinema instalado ao ar livre para atender uma platéia de até 1.500 pessoas. No Largo da Rodoviária, será instalado um Complexo de Tendas de 1.400 m² que compreende o Cine-Tenda – com platéia para 700 lugares –, a Tenda Bar Show e o Cine-Café, no centro histórico.

Sede

 A sede do evento e o Cine-Teatro serão instalados no Centro Cultural Yves Alves, localizado na Rua Direita. Além de homenagens e exibições de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mundiais, nos formatos de longas e curtas-metragens, o público poderá participar de oficinas, seminário, debates, exposições, lançamento de livros, mostrinha de cinema, cortejo, teatro de rua e shows musicais.

A Mostra de Tiradentes é distribuída em segmentos específicos: a mostra competitiva Aurora (exclusiva para novos realizadores e diretores em seus primeiros filmes) e as seções Olhares e Vertentes. Os longas e curtas a serem exibidos constituem um painel diversificado da atual produção brasileira.

Crítica

O evento reserva ainda espaço para a crítica cinematográfica. Na série de debates Encontro com a Crítica, com o diretor e o público, cineastas, pensadores, críticos e a plateia têm a oportunidade de refletir e discutir o fazer cinematográfico no dia seguinte às exibições de filmes.

 O júri da crítica e o júri jovem, resultado da oficina promovida durante a 3ª CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte, terão o desafio de estabelecer novos paradigmas para avaliar a produção dos diretores da seção Aurora – programação dedicada aos realizadores em início de carreira de longa-metragem.