O Debate Super Sábado #242 de hoje (1º), aborda a imunização contra a Covid-19 no Brasil e em outros países. De acordo com dados da plataforma Our World in Data, cerca de 565 milhões de doses foram administradas em 138 países, o que representa 7,2% de pessoas imunizadas apenas com a primeira dose. Como a população global chega a aproximadamente 7 bilhões e 800 milhões de pessoas, caso esse ritmo de vacinação continue, levará mais de três anos até que todos do planeta sejam vacinados.

Os convidados, quatro brasileiros, Thiago Rocha, engenheiro que vive nos Estados Unidos; Giovanna Lopes, jornalista que mora em Liboa, Portugal; a atriz Kelly Priscila Alves, direto da Irlanda; e o jornalista e músico atuante Rubens Kunca, da Espanha, relatam a situação atual do lugar onde vivem em relação à pandemia.

Thiago Rocha, Estados Unidos

O engenheiro, Thiago Rocha que mora em Massachusetts, conta que já tomou a primeira dose da vacina Moderna já tem previsão para receber a segunda, já neste início de maio.

“Eu já vacinei, vou tomar minha segunda dose agora dia 8, aqui no Estado onde estou em Massachussetts, está vacinando acima de 16 anos. A campanha aqui está muito boa”.

Mais de 237 milhões de doses já foram aplicadas nos Estados Unidos.

Giovana Lopes, Portugal

A goiana que se mudou do interior para a capital lusitana recentemente, revela que a quarta fase do desconfinamento no país começa neste sábado (1), e outras sete cidades continuam na terceira fase da medida de combate à Covid-19.

“A gente encontrou em confinamento no dia 18 de janeiro e só afrouxou um pouco depois da Páscoa. Foi dividido em fases, a primeira, segunda, terceira e agora estamos na quarta e última fase. Tudo vai poder abrir com restrição de horário, mas para a gente já é um alívio”, afirma.

Em Portugal, das 3,4 milhões de doses recebidas, mais de 3,2 milhões já foram aplicadas. Ao todo, 23,3% da população já recebeu a primeira, enquanto 8,5% já tomaram o reforço da vacina.

Kelly Priscila Alves, Irlanda

Ela afirma que o sentimento é de segurança em relação a não contaminação pela Covid-19, pelo fato do país estar em lockdown desde dezembro, embora ela ainda não tenha recebido a vacina.

“Apesar dessa situação da lentidão das vacinas, por estar em lockdown nível 5 desde dezembro, eu tenho essa sensação de segurança. Apesar de não ter sido vacinada ainda e 75% população também não ter sido vacidada”.

Rubens Kunca, Espanha

Há um ano e meio morando na Espanha, Rubens e sua esposa receberão a vacina contra o coronavírus na próxima semana. O brasileiro revela a preocupação no início da pandemia, pelo alto índice de contaminação e mortes no país, mas ressalta que após as medidas de combate, os espanhóis atravessam um momento de certa tranquilidade.

“No ano passado foi bastante preocupante, por conta da incidência muito grande. Estava quase – vamos dizer assim no mau sentido – competindo com a Itália. Mas devido as medidas que o Governo tomou e que foram cumpridas, hoje está em um momento até de tranquilidade”.

Nesta sexta-feira (30), a Espanha registrou recorde de vacinas aplicadas contra a Covid-19: 504.823. Com isso, o país chegou a um total de 16,3 milhões de doses aplicadas, quase 93% das 17,4 milhões que recebeu de Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen.

De acordo com o Ministério da Saúde local, isso significa que quase 25% da população de cerca de 47 milhões de pessoas recebeu ao menos uma dose, e cerca de 10% receberam o regime completo.

Vacinação

Nos EUA mais de 237 milhões de doses já foram aplicadas e cerca de mais de 99 milhões de pessoas já receberam a vacina, aproximadamente 30% da população está imunizada. A vacinação é por idade e pessoas acima de 16 anos estão tomando a primeira dose. Na Irlanda e Portugal a vacinação segue lenta, com baixo índice de pessoas vacinas e sem previsão de imunização para pessoas acima dos 30 anos.

Confinamento

Portugal pratica o desconfinamento, medida que chega após o controle da situação no local. Cerca de sete cidades continuam na terceira fase do processo e as outras já passaram para a quarta etapa. A Irlanda adotou o lockdown e desde dezembro o país tem realizado o modelo de combate a Covid, a região chega o quinto estágio do confinamento.