Na noite desta sexta-feira (8), o Vila Nova inaugura a temporada 2022 do Brasileirão ao lado do Vasco da Gama. A bola rola em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), a partir das 19h, pela 1ª rodada da Série B. Depois de encerrarem o último ano em alta, os colorados começam a nova época com esperança pelo tão sonhado inédito acesso à elite.

Leia também

Apesar de já ter disputado a principal divisão do Campeonato Brasileiro em sete oportunidades, o Tigre da Vila Famosa nunca foi promovido desde que o sistema de acesso e descenso foi implantado. Neste ano, o clube completa 40 participações na principal competição do futebol nacional, a 24ª na Série B.

Terceira agremiação mais presente na segunda divisão, o Vila Nova viveu o seu grande momento entre os anos 1970 e 1980, e justamente no período teve a sua estreia no campeonato. Embora a sua primeira aparição nacional tenha ocorrido na Taça Brasil de 1963, foi em 1977 que os vilanovenses realmente surgiram.

Com mais de 44 mil pessoas no Serra Dourada, a equipe colorada estreou no Campeonato Brasileiro – à época chamado Copa Brasil –  contra o Botafogo dos craques Mendonça, Mário Sérgio e PC Caju. A partida, que aconteceu depois do primeiro de quatro títulos goianos seguidos dos vilanovenses, foi realizada em 16 de outubro daquele ano.

Do lado do Vila Nova, à época comandado por João Francisco, figuras marcantes do período mais vencedor do clube, como o lateral-direito Zé Luís, o volante Roberto Oliveira e o atacante Fernandinho. Quando a bola rolou, nada de gols: 0 a 0 – confira no site Futebol de Goyaz a ficha completa do jogo.

Na primeira temporada no Campeonato Brasileiro, o time vilanovense não teve sucesso. Lanterna de sua chave na primeira fase, ao lado dos conterrâneos Goiás e Goiânia, somou apenas três pontos em nove jogos, com três empates e seis derrotas. Na repescagem, mais três pontos, com uma vitória e um empate após quatro rodadas.

Desempenho insuficiente para levar a equipe para a fase final, na qual o São Paulo surpreendeu o favorito Atlético Mineiro e se sagrou campeão brasileiro pela primeira vez.