A  Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será entre os dias 7 e 13 de julho, em Belém (PA). Este ano, a Amazônia ganha destaque no evento, que terá o tema “Ciência para um Futuro Sustentável e Inclusivo”. O evento será realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Anualmente, então, a SBPC se reúne para discutir a importância da ciência para a solução de problemas da sociedade. Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, afirmou que o tema da reunião é de fato a Amazônia. “Se nós queremos evitar o aquecimento global, na dimensão assustadora que está se sinalizando, nós devemos olhar com muito carinho para a Amazônia”, afirmou.

Ribeiro comentou que entre os assuntos estão os créditos de carbono. Mas também sobre a importância dos povos originários na preservação da floresta que é importante para eles, para o Brasil e o mundo.

“As pesquisas dos últimos anos mostram o trabalho intenso dos indígenas realizado para preservar a Amazônia e planejar a floresta. Então, se nós temos uma riqueza enorme de produtos que podem melhorar a saúde, com novos medicamentos e produtos para cuidar do corpo, nós devemos isso muito aos povos que lá existem”, disse.

Reunião da SBPC 

Portanto, a reunião anual da SBPC chega este ano a 76ª edição.Segundo Ribeiro, ela é “um fator muito importante no desenvolvimento econômico e social do Brasil”. O evento é gratuito e aberto ao público com atividades presenciais e virtuais através do site portal.sbpcnet.org.br.

*Com Jornal da USP

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Leia mais: