O Educação desta segunda-feira (24) aborda os desafios, estratégias e boas práticas da tecnologia em sala de aula. O programa Educação da Sagres TV vai ao ar sempre às segundas-feiras, às 20 horas, no canal 26.1, bem como no canal do Sistema Sagres no Youtube, sempre com um diálogo com a comunidade escolar.
Nesta semana, Laila Melo recebe no estúdio a doutora em educação científica e tecnológica, Janice Pereira Lopes e Gustavo Bordignon Franz, assessor pedagógico da educação em tempo integral da rede estadual de Goiás.
O povo fala é uma tradição do programa. Portanto, a produção esteve na Universidade Federal de Goiás e conversou com os estudantes sobre as tecnologias nos estudos. Para Janice, as tecnologias estão totalmente incorporadas na educação.
“Não tem como fugir da tecnologia. Hoje a gente tem diferentes equipamentos disponíveis, a internet indiscutivelmente abriu diversas possibilidades boas e ruins como naturalmente acontece, a gente tem a inteligência artificial chegando com muito peso e acessível, com internet disponível, Chat GPT. Ou seja, não tem pra onde a gente correr”, diz.
Tecnologia na educação
O que os professores e unidades públicas de educação estão fazendo com tecnologias em sala de aula? Lousa interativa, tablets, aplicativos, infográficos, planilhas e impressoras 3D são alguns bons exemplos que o programa aponta dentro da edu tecnologia. Mas como saber o que é benefício e o que representa um malefício dentro do ambiente escolar?
“O futuro trata-se de como o ser humano, como nós professores iremos fazer uso delas na educação”, explica o professor Gustavo Bordignon Franz. O caminho para o futuro, segundo ele, está em olhar para o passado e como ocorreu a introdução das tecnologias que vieram antes. Pois essa novidade já aconteceu há cerca de 25 anos quando a televisão foi introduzida nas salas de aula.
“No começo dos anos 2000 a gente tinha a utilização da televisão em sala de aula com filmes educativos, com grandes mídias produzindo materiais educativos em vídeo para serem utilizados em sala de aula nas escolas. Eu acho que o futuro é isso, nós nos apropriamos dessas tecnologias, nos formarmos para saber como usá-las corretamente, para que elas não sejam só mais um quadro negro numa aula em que o professor expõe todo o conteúdo”, opina.
Caso de sucesso
O quadro “Educação que dá certo” desta semana traz um caso de sucesso do uso de tecnologia que transforma a educação e o destino dos estudantes.
O professor Vinicius Seabra, diretor da Escola do Futuro do Estado de Goiás Luiz Rassi, conta como o projeto cumpre a proposta de levar aos estudantes de comunidades em estado de vulnerabilidade social a oportunidade de olhar para essa área como uma perspectiva no mercado de trabalho.
Confira esses destaques e muito mais na edição desta segunda-feira (24), às 20 horas na Sagres TV e no canal da emissora no Youtube.
Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.