Na 12ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de placa”, Leonel Filho, goiano e judoca com deficiência visual multicampeão brasileiro. Na última quinta-feira (19/7), Leonel, de 59 anos, foi homenageado em Anápolis com a faixa coral (vermelha e branca), que está acima da faixa preta no judô. O ex-atleta perdeu a visão aos 19 anos e descobriu no esporte um lugar para se reerguer e deu certo. É 27 vezes campeão brasileiro, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Seul em 1988.

Inclusive, em Seul, comentou que nunca tinha saído de casa sem a ajuda de alguém e que por isso enfrentou algumas dificuldades. Além disso, Leonel explicou como a pandemia afetou a sua rotina diária e a visibilidade do judô paralímpico pelo Brasil. Ele também é massoterapeuta e palestrante e contou como conseguiu conciliar todas as funções.

Leonel Filho judô
Leonel Filho (à direita) recebe homenagem em Anápolis (Foto: Arquivo Pessoal)

>>> 9&Gol #11 | Expectativa de medalha no vôlei sentado e a personagem das Olimpíadas de Tóquio
>>> 9&Gol #10 | O basquete feminino no Brasil e a despedida de Messi do Barcelona

Você pode ouvir 9 & GOL no Sagres Online, no app Rádio Sagres, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Sound Cloud ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga 9 & GOL, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

No quadro “Viralizou, repercutiu e virou pauta” foi debatido sobre a volta do público aos estádios. Na última semana, Belo Horizonte foi a cidade onde teve dois jogos com a casa cheia (Cruzeiro x Confiança e Atlético-MG x River Plate-ARG), mas o descumprimento de protocolos básicos contra a Covid-19 pela torcida, como o não uso da máscara e a falta de organização colocaram em dúvida esse retorno.

Após o acontecimento, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil voltou atrás na decisão e proibiu a presença de torcedores. Qual o melhor momento para que o público possa frequentar os jogos no Brasil?

Por fim, no quadro “Mulheres na História”, a personagem escolhida é a judoca Mayra Aguiar, medalhista de bronze em três Olimpíadas consecutivas. Além disso, a gaúcha bicampeã mudial, em 2014 e 2017, e também tem a medalha de ouro no Pan-Americano de 2019. Em seu currículo também há outras conquistas importantes para o judô brasileiro.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão da jornalista Tandara Reis.