Na 35ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de Placa” a pesquisadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol, a Ligia Dona de Souza. Nesta última semana, o museu abriu o edital “Mulheres do Futebol”, que tem como objetivo documentar o trabalho de mulheres, seja atleta, árbitra, técnica, jornalista, na construção da modalidade feminina no Brasil.

Ligia comentou que serão duas bolsas de pesquisa no valor de R$1680,00, o tempo de estudo equivale a 8 meses – abril e novembro de 2022. Quem quiser se inscrever precisa ter no minímo dois anos de formação ou estar na pós-graduação (especialização ou mestrado).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 18 de fevereiro, enviando currículo lattes para o email: [email protected]

Confira o edital clicando aqui.

>>> 9&Gol #34 | Goianão 2022 será marcado por presença feminina dentro e fora das quatro linhas
>>> 9&Gol #33 | Convocado para Seleção Brasileira, Ewandson Nunes destaca crescimento do futebol americano no Brasil

Você pode ouvir 9&GOL no Sagres Online, no app Rádio Sagres, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Sound Cloud ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga 9&GOL, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Viralizou, repercutiu e virou pauta

Rafael Nadal se tornou o recordista de títulos de Grand Slam na carreira após vencer o Australian Open, o 21º. O atleta espanhol conquistou o título vencendo o Daniil Medvedev por 3 sets a 2, contabilizando mais de cinco horas de partida.

Outro destaque no Australian Open foi a brasileira Bia Haddad Maia, que fez história. Bia é a primeira brasileira desde 1968 a chegar a final do torneio. Ela disputou a decisão com sua dupla, a cazaque Anna Danilina, mas foram derrotas pelas tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova por 2 sets a 1.

Mulheres na História

Aline Pellegrino é ex-zagueira da seleção brasileira e capitã do time entre 2005 e 2011 e conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, além do vice-Campeonato Mundial na China, e ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Aline também atuou pelo Santos entre os anos de 2008 e 2011. Com o time paulista, foi campeã da Copa do Brasil de 2008 e 2009 e de duas libertadores, a de 2009 e 2010. Atualmente, Aline Pellegrino é nova coordenadora de seleções brasileiras femininas da CBF.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão da jornalista Tandara Reis