Na 34ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis fazem uma edição especial do Campeonato Goiano 2022 e a presença feminina. Neste ano, a competição terá arbitragem feminina com Michelle Safatle no apito e Jordana Pereira como assistente, na bandeira. Será a primeira vez em 16 anos que uma mulher vai apitar jogos do Campeonato Goiano. A última vez foi em 2006 com Sirley Cândida. Convidadas da edição desta semana, Michelle e Jordana falaram da preparação e a emoção de estrearem na competição estadual.

>>> 9&Gol #32 | Vila Nova se prepara para a Superliga B de vôlei e vai mandar jogos no Goiânia Arena
>>> 9&Gol #33 | Convocado para Seleção Brasileira, Ewandson Nunes destaca crescimento do futebol americano no Brasil

Você pode ouvir 9&GOL no Sagres Online, no app Rádio Sagres, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Sound Cloud ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga 9&GOL, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Além disso, o número de mulheres na cobertura esportiva está cada vez maior, dentro e fora dos clubes. Muitas mulheres têm se destacado como repórteres dentro de campo e nos comentários, já na narração feminina goiana pode surgir. Um exemplo de narradora é Núbia Alves, que não exercia essa função na época de faculdade, mas agora trabalha na assessoria de imprensa do Vila Nova Futebol Clube. Em entrevista ao podcast, Núbia comentou como é trabalhar neste espaço dominado pelos homens.

Outro exemplo no jornalismo é a apresentadora Thaís Freitas, que atualmente se destaca na TBC e também já foi assessora do Goiás Esporte Clube. A jornalista é uma das primeiras mulheres com destaque no jornalismo esportivo e servindo de referência para várias outras seguindo nesta profissão. Na entrevista, Thaís falou sobre as diferenças que percebe do número de mulheres hoje e antigamente trabalhando neste meio.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão da jornalista Tandara Reis.