Na 46ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de Placa” o técnico de Parabadmiton e coordenador do Centro de Referência Paralímpico de Goiânia, José Aparecido. O técnico está em São Paulo, com uma delegação goiana de cinco atletas para a disputa do Brasil Internacional da modalidade, que começa nesta terça-feira (19), no Centro de Treinamento Paralímpico.

José Aparecido com atleta no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo. (Foto: Arquivo Pessoal)

Além disso, José Aparecido comentou sobre o trabalho desenvolvido para ajudar crianças e jovens por meio do esporte paralímpico. Um dos objetivos do técnico é fazer com os paratletas goianos consigam posições de destaque tanto no ranking brasileiro quanto nos mundiais.

José Aparecido comentou também que o desenvolvimento da modalidade está crescendo em Goiás, mas que o assunto é invibilizado pelas grandes mídias.

Algumas partidas do Brasil Internacional de Parabadminton serão transmitidas ao vivo no instagram da Associação Paralímpica do Estado de Goiás (ASPAEGO).

Atletas da delegação goiana: João Gabriel Carbajal (SU5), Manoel Roseno (SU5), Natália Xavier (SH6), Gabriel Muniz (WH2) e Adrick Santos (SL4). Técnicos: José Aparecido e Marcos Dias.

>>> 9&Gol #44 | Pezão projeta evolução do Vila Nova e sonha com competição internacional
>>> 9&Gol #45 | Presidente da Cufa Goiás destaca sucesso da Taça das Favelas e projeta novas competiçõ

Você pode ouvir 9&GOL no Sagres Online, no app Rádio Sagres, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Sound Cloud ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga 9&GOL, para ser avisado sempre que tiver novo episódio

Mulheres na História

Carol Santiago de 36 anos é atleta paralímpica de natação e tem uma síndrome chamada Morning Glory que afeta o sistema nervoso e deixa a visão com capacidade de apenas 30% e compete pela categoria S12.

Carol foi um dos principais nomes da delegação brasileira no Jogos Paralímpico de Tóquio com três medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze, sendo a primeira nadadora do país a conquistar e medalha nessa edição . No Pan de Lima foram quatro ouros. Atualmente, Carol atua pelo Grêmio Náutico União.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão da jornalista Tandara Reis.