Na 59ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de Placa” o Valdo Firmino, atleta da Aparecidense/Adfego. O volante foi convocado para defender o Brasil na Copa do Mundo de Futebol de Amputados que será na Turquia, entre 1º e 9 de outubro deste ano.
Valdo, de 26 anos, tem uma amputação na perna direita em consequência a um acidente que sofreu. Desde sempre, o futebol esteve presente em sua vida, dessa forma, o atleta explicou que quando estava no chão, esperando o atendimento já se perguntava se daria para jogar futebol novamente. Além disso, faz parte da única equipe de futebol de amputados de Goiás, mas acredita que não exista outras equipes por conta da falta de visibilidade da modalidade.
Convocado para a seleção em outra oportunidade, agora Valdo jogará uma Copa do Mundo. De acordo com o volante, o Brasil é um dos favoritos para o título, juntamente com a Turquia e as seleções africanas de Gana e Camarões.
>>> 9&Gol #58 | Larissa Paes relata os desafios da patinação no gelo e projeta Olimpíadas
>>> 9&Gol #57 | Marta Sobral destaca renovação e dificuldades que o basquete brasileiro enfrenta
Você pode ouvir 9&GOL no Sagres Online, no app Rádio Sagres, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Sound Cloud ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga 9&GOL, para ser avisado sempre que tiver novo episódio
Viralizou, repercutiu e virou pauta
Neste final de semana, o Vila Nova/Universo, equipe de futebol feminino do Tigrão conquistou um grande feito para o futebol goiano: o acesso para o Brasileirão Feminino A2, além da classificação para a semifinal da terceira divisão. Para isso, passou pelo Toledo/PR nas quartas de final. O primeiro jogo foi no Onésio Brasileiro Alvarenga, as Tigresas venceram por 2×0, os dois da lateral Thaís Lane.
Com a vantagem para a partida de volta, o Vila foi até Toledo, mas viu esse essa vantagem sumir com os dois gols marcados pelo time da casa com Jhonson e Simon. Quando parecia que a decisão seria na disputa de pênaltis, Bárbara, estreante com a camisa das Tigresas marcou o gol da classificação aos 53 minutos do segundo tempo.
Leia mais: Aos 52 minutos do segundo tempo, Vila Nova conquista o acesso no Brasileiro de Futebol Feminino
Mulheres na História
Nesta semana vamos dar espaço para a seleção feminina de goalball, modalidade paralimpica para deficientes visuais, cujo objetivo é balançar as redes adversárias. Dentro da bola há um guizo para orientação dos jogadores. A seleção brasileira feminina é uma das principais referências da modalidade no mundo, atualmente em sexto no ranking.
A equipe foi campeã dos Jogos Parapans-Americanos em 2015 e 2019, além do mundial jovem de 2019. Ainda conquistou o bronze no mundial da Suécia em 2018. No Rio 2016 e Toquio 2020, a seleção feminina ficou em quarto lugar.