Na 57ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de Placa” Marta Sobral, ex-atleta de basquete, com passagens pela Seleção Brasileira e medalhista olímpica. Marta destacou as dificuldades que enfrentou uando se encontrou na modalidade. A falta de apoio do pai foi uma delas, segundo ele, “basquete não era esporte de mulher e pobre”.

Entretanto, Marta se destacou e chegou à Seleção Brasileira, na qual foi medalhista de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, bronze nas Olimpíadas de Sydney de 2000. Além disso, tem no currículo o ouro nos Jogos Pan Americanos de Havana de 1991. Porém, a atleta ficou de fora de uma das conquistas que pode ser a mais importante da história da Seleção Basquete Feminino: o Campeonato Mundial da Austrália em 1994. Por conta de um mioma não pode ser convocada.

Marta também ressaltou os preconceitos no esporte vivido pelas mulheres, com destaque para as negras e LGBTQIA+. A renovação da seleção feminina foi pauta. Para a ex-jogadora, as pessoas são muito imediatistas e esperam resultados rápidos de coisas que demandam processo e tempo para acontecer.

>>> 9&Gol #56 | Promessa goiana da natação coleciona medalhas e vive sonho de Olimpíadas
>>> 9&Gol #55 | Agora treinadora, Marcela Bueno destaca desafios no tênis e analisa bom momento de Bia Haddad

Você pode ouvir 9&GOL no Sagres Online, no app Rádio Sagres, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Sound Cloud ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga 9&GOL, para ser avisado sempre que tiver novo episódio

Mulheres na História

Maria Paula, mais conhecida como Magic Paula é uma das estrelas da história do basquete feminino do Brasil. No curriculo tem a prata nos Jogos Olimpicos de Atlanta em 96, ouro nos Jogos Pan-Americanos de Havana de 91 e também ouro no que pode ter sido a maior conquista do basquete brasileiro feminino, no Mundial da Austrália em 1994.

Com atuação em várias equipes brasileiras e na espanha, Magic Paula participou de seis mundiais, quatro pan-americanos, quatro pré-olimpicos e duas Olimpiadas. A saber, atualmente é vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquete.