Após três meses, ou 11 jogos, o torcedor vilanovense finalmente pôde comemorar uma vitória do time. A reação que os jogadores colorados tanto esperam começar ganhou uma força com o triunfo deste sábado sobre o América-RN, no Machadão em Natal, por 2 a 1.
O placar foi construído todo no primeiro tempo. O meia David abriu o marcador para o time goiano. Wellington Silva empatou para os potiguares, mas Roni, no final da primeira etapa, recolocou o Vila na frente.
A equipe alvirrubra não sai da lanterna, mas agora tem 7 pontos, dois a menos que o próprio América-RN, que é o vice-lanterna, com 9. Na próxima rodada o colorado goiano enfrenta ASA-AL, na sexta-feira (20), às 21h no estádio Serra Dourada. O América encara o Paraná na terça-feira (17), no Durival de Brito em Curitiba, também às 21h.
Vila sai na frente, mas cede empate
Mesmo com três atacantes, o Vila Nova começou o jogo acuado. Quem tomou a iniciativa da partida foi o América-RN, que logo no terceiro minuto assustou os vilanovenses com dois lances do atacante Wellington Silva. O atacante aproveitou cruzamento na área e cabeceou firme para boa defesa do goleiro Max.
O alvirrubro potiguar mantinha a bola no campo de ataque e pressionando o time goiano, mas a resposta do Vila veio rápido. Aos oito minutos o camisa 10, David, fez uma linda jogada individual, passou por dois marcadores na entrada da área e mandou a bola para o fundo do gol, alimentando as esperanças coloradas.
Entretanto a vantagem durou pouco. Mesmo atrás no placar, o América-RN continuou melhor no jogo. Aos 17 minutos o ala-esquerda Berg perdeu um gol incrível, após um cruzamento de Saulo. A lamentação pelo tento desperdiçado não durou muito, já que no minuto seguinte o time de Natal chegou ao empate. Após cruzamento da direita, o atacante Wellington Silva surgiu livre para mandar a bola pro gol.
América pressiona, mas Roni salva
O time potiguar tentou de todas as formas a virada, mas esbarrava na incopetência dos jogadores, e nas defesas de Max. O goleiro vilanovense salvou a equipe em um chute de fora da área de Berg, e em outro de Esley.
O preço por não ter feito o gol foi caro. No último minuto da primeira etapa o Vila Nova foi ao ataque com Davi Ceará, que cruzou a bola para área e Roni se sobressaiu à marcação adversária para desviar para o fundo das redes, fazendo o gol salvador da equipe goiana.
Vila mantém placar
Para o segundo tempo os donos da casa voltaram com o mesmo ímpeto do primeiro tempo. A blitz na área vilanovense continuava, e o técnico Roberto Cavalo não esperou muito para mudar o time e tentar se proteger da pressão adversária.
O treinador colorado lançou o zagueiro Eder Lima e o volante Rodrigo Thiesen, nas vagas de Pardalzinho e Davi Ceará, respectivamente. As alterações deixaram o jogo morno. A equipe goiana tentava administrar o resultado, e o América-RN não mantinha mais a posse de bola que tivera antes.
Entretanto o time potiguar ainda deu trabalho para Max em dois lances, com um chute de Adalberto aos 25 minutos, e outro em uma cabeçada de Saulo aos 36, mas o panorama da partida não se alterou até o fim da partida.
FICHA TÉCNICA – AMÉRICA-RN 1 X 2 VILA NOVA
Local: Estádio Machadão, em Natal (RN)
Data: 14 de agosto de 2010, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Gleidson Ferreira Leite (PE)
Assistentes: Kildenn Tadeu Morais de Lucena e Broney Machado (ambos da PB)
AMÉRICA-RN: Rodolpho; Thoni, Kléber, Róbson e Berg; Adalberto, Jackson (Chimba), Saulo, Esley; Alberto (Reinaldo) e Wellington Silva (Soares)
Técnico: Lula Pereira
VILA NOVA: Max, Juninho, Mimica, Cris, Thyago Fernandes, Adilson, David, Davi Ceará (Rodrigo Thiesen), Gil (Sassá), Roni e Pardalzinho (Eder Lima)
Técnico: Roberto Cavalo
Gols: Davi 6′ 1°T, Roni 45′ 1°T (Vila Nova), Wellington Silva 18′ 1°T (América-RN)
Cartões amarelos: Jackson, Róbson, Kléber (América-RN), Adilson (Vila Nova)
Público: 1295 pagantes
Renda: R$ 19.850,00