O programa Moradia Digna será lançado pelo Governo de Goiás, por meio da Agência de Goiana de Habitação (Agehab), no próximo dia 6 de agosto. A solenidade será realizada no Teatro Rio Vermelho do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, às 9 horas.

 

O programa Moradia Digna será lançado pelo Governo de Goiás, por meio da Agência de Goiana de Habitação (Agehab), no próximo dia 6 de agosto. A solenidade será realizada no Teatro Rio Vermelho do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, às 9 horas. Mesmo antes da divulgação da data, o evento já vem despertando grande interesse entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de Habitação, líderes de movimentos sociais da área habitacional, deputados, vereadores, senadores e representantes do Ministério das Cidades. A estimativa é de que um público de pelo menos 2,5 mil pessoas compareça ao lançamento.

O Moradia Digna tem como objetivo promover até dezembro de 2010, em todo o Estado, um total de 50 mil moradias, a regularização fundiária de 80 mil imóveis e a regularização financeira de 33 mil contratos de mutuários inadimplentes. Com o lançamento do Moradia Digna, a construção de unidades habitacionais no Estado deverá sofrer grande impulso.
Segundo a presidente da Agehab, Silmara Vieira, o programa é uma proposta concreta de combate ao déficit habitacional no Estado (estimado em mais de 202 mil moradias). “Não basta construir casas, temos que garantir condições de moradia no sentido mais amplo, empreendendo ações que passam pela geração de emprego e renda, educação, meio ambiente, saúde, esporte, lazer”, explica Silmara.

Durante a execução do Moradia Digna, o Governo do Estado prevê grande impacto econômico no interior goiano, aquecimento no comércio local e geração de cerca de 200 mil empregos diretos. O programa também envolve, nos próximos 18 meses, a implantação de frentes de trabalho para a regularização fundiária de 80 mil lotes e a regularização financeira de 33 mil imóveis, em todo o Estado.

Somente neste ano, a Agehab pretende lançar 24 empreendimentos em diversos municípios goianos. Cada empreendimento terá cadastramento próprio e atendimento a diferentes perfis de beneficiários.

Os recursos para a construção das casas e apartamentos, em Goiás, estão vinculados ao programa habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida. Do total de 24 empreendimentos, 9 são destinados à capital e estão em fase de análise pela Caixa Econômica Federal, parceira do Governo do Estado no Programa Moradia Digna. Segundo Silmara Vieira, a Agehab está realizando estudos de projetos em 15 municípios do interior e quatro outros na região Metropolitana de Goiânia, uma das mais afetadas pelo déficit habitacional no Estado.

Para promoção das 50 mil moradias, o investimento será de cerca de R$ 1,25 bilhão, envolvendo recursos do Governo de Goiás, do Governo Federal e das Prefeituras. O programa beneficiará famílias com renda de até cinco salários mínimos. Conforme esclarece Silmara Vieira, as famílias beneficiadas não deverão ter mais que 20% de seu orçamento comprometido pela prestação do imóvel.

(Fonte: Tribuna do Planalto, www.tribunadoplanalto.com.br)