O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educação Abraham Weintraub (Foto: Agência Brasil)
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse no Twitter nesta sexta-feira (26) que o Ministério da Educação estuda acabar com os investimentos federais nas faculdades de Filosofia e Sociologia.
Segundo Bolsonaro, o titular da Pasta Abraham Weintraub quer descentralizar o investimento no ensino das duas áreas. O objetivo é ““focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina”.
“O Ministro da Educação @abrahamWeinT estuda descentralizar investimento em faculdades de filosofia e sociologia (humanas). Alunos já matriculados não serão afetados. O objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina.”, tuitou.
Para o ministro da Educação, os estudos nas áreas de Filosofia e Sociologia podem continuar, desde que se autofinanciem. “Pode estudar Filosofia? Pode. Com dinheiro próprio”, afirma Weintraub.
Na opinião do presidente, os estudos de humanas não “respeitariam o dinheiro do contribuinte”, e a educação deve servir para ensinar “leitura, escrita e a fazer conta e depois um ofício que gere renda para a pessoa”.
O governo Jair Bolsonaro sofre grande influência do “filósofo” Olavo de Carvalho, seguido também pelos filhos do presidente.
{source}
<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O Ministro da Educação <a href=”https://twitter.com/AbrahamWeint?ref_src=twsrc%5Etfw”>@abrahamWeinT</a> estuda descentralizar investimento em faculdades de filosofia e sociologia (humanas). Alunos já matriculados não serão afetados. O objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina.</p>— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) <a href=”https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1121713534402990081?ref_src=twsrc%5Etfw”>26 de abril de 2019</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}