Foto: CBF/Twitter

O Brasil não conseguiu sair do 0 a 0 contra a Venezuela na noite desta terça-feira (18) na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo A da Copa América. Com auxílio do VAR, a arbitragem anulou dois gols brasileiros no segundo tempo, um de Gabriel Jesus aos 14’, e outro de Philippe Coutinho, aos 41’, ambos com impedimento de Roberto Firmino.

Na última rodada do Grupo A, o Brasil enfrenta o Peru na Arena Corinthians, em São Paulo-SP no sábado (22), às 16h, hora de Brasília. Ambos estão empatados com 4 pontos. No mesmo dia e horário, a já eliminada Bolívia, pega a Venezuela, ainda com chances, no Mineirão, em Belo Horizonte-MG.

O jogo

Um primeiro tempo de poucas chances para os dois lados. Apesar da superioridade técnica e maior posse de bola do Brasil, a equipe de Tite teve apenas lampejos em todo o primeiro tempo. Aos 13’, Firmino dá uma deixada incrível para Richarlison, que tenta o chute, mas acaba desarmado. No minuto seguinte, Arthur aciona David Neres pela esquerda, que tenta bater cruzado, mas ela sai à direita de Fariñez.

Aos 16’, a defesa venezuelana vacila, Herrera dá um presente para Richarlison que avança, invade a área pela direita e chuta cruzado, obrigando Fariñez a fazer ótima defesa. Dois minutos depois, os venezuelanos perdem a melhor oportunidade do primeiro tempo. Herrera cruza da direita, Marquinhos não ganha pelo alto e Rondón cabeceia rente à trave direita de Alisson, e por pouco não abre o placar.

No segundo tempo, Tite volta com Gabriel Jesus no lugar de Richarlison. A aposta melhorou a postura da Seleção em campo. Aos 11’, o camisa 9 arriscou belo chute da meia-esquerda, assustando Fariñez.

Aos 14’, Firmino recebe dentro da área e deixa o atacante na cara do gol. Gabriel Jesus, mesmo marcado, consegue mandar para as redes. Mas, com auxílio do VAR, o árbitro anulou o tento, apontando impedimento do atacante do Liverpool na hora do passe para o camisa 9.

Já no finalzinho, aos 41′, Everton Cebolinha faz ótima jogada pela esquerda,vai à linha de fundo e cruza na pequena área para Philippe Coutinho chegar mandando para o gol, mas a bola toca em Firmino, impedido, e o juiz anula mais uma vez o tento brasileiro. Aos 54′, em um último lance, após cobrança de escanteio, Fernandinho desviou bonito de cabeça, mas ela passou raspando a trave direita de Fariñez. 

FICHA TÉCNICA

Jogo: Brasil 0x0 Venezuela (Grupo A – Rodada 2)

Data/hora: 18/06/2019 às 21h30, horário de Brasília.

Local: Arena Fonte Nova, Salvador-BA.

Arbitragem

Árbitro: Julio Bascuñán Gonzales (CHI)

Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Ortiz (CHI)

Cartões amarelos

Brasil: Casemiro (40‘1T) 

Venezuela: Figuera (45‘2T)

Escalações

Brasil: Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos, Filipe Luís, Casemiro (Fernandinho), Arthur, Philippe Coutinho, Richarlison (Gabriel Jesus), David Neres (Everton) e Firmino. Técnico: Tite.

Suplentes: Cássio, Ederson, Fagner, Miranda, Éder Militão, Alex Sandro, Allan, Fernandinho, Lucas Paquetá, Willian, Everton e Gabriel Jesus.

Venezuela: Fariñez, Rosales, Osorio, Villanueva, Hernández, Moreno, Herrera (Soteldo), Rincón, Machís (Figuera), Murillo e Rondón (Martínez). Técnico: Rafael Dudamel.

Suplentes: Graterol, Romo, Feltscher, Chacellor, Figuera, Savarino, Añor, Seijas, Soteldo, Aristeguieta e Josef Martínez.

Pagantes: 39.622.

Não pagantes: 2.965.

Renda: R$ 8.734.480,00.