Assim como Atlético e Goiás que já iniciaram os treinamentos e o Vila Nova que definiu a data de retorno as atividades presenciais, o Goiânia Esporte Clube também já ensaia sua volta. Mesmo sem posicionamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação ao início do Campeonato Brasileiro da Série D, o Galo voltará aos trabalhos ainda neste mês.
No entanto o alvinegro precisará seguir algumas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também dos órgãos competentes do município de Aparecida de Goiânia, onde está localizada a Vila Olímpica, CT do clube. A primeira medida a ser tomada é fazer com que todos os profissionais façam o exame do novo coronavírus.
Em contato com a Sagres 730, o presidente Alexandre Godói revelou já ter uma parceria com a empresa Aprovida para a realização dos testes de PCR e ressaltou a preocupação da diretoria com o momento vivido pelo país.
“Estamos tratando essa situação com muita responsabilidade. Sabemos que essa pandemia é muito séria, então desde a cozinheira até o cortador de grama, todo o staff do Goiânia farão o teste de PCR da covid-19. É muito importante cuidarmos dos nossos atletas e funcionários até mesmo para não proliferar caso alguém tenha a doença”, explicou.
Através de uma nota enviada à reportagem, o mandatário do Galo já havia destacado os cuidados que o clube terá no retorno. Além disso, aproveitou para cutucar os rivais Atlético e Vila Nova. O rubro-negro realizou apenas exames de sangue antes da volta e o colorado também divulgou que seguirá o protocolo do Dragão na hora de testar elenco e staff no próximo dia 16.
Ambos colocaram, num primeiro momento, o PCR como segunda opção. Exame, que na visão do infectologista Boaventura Braz de Queiroz, seria o mais recomendado para os clubes de futebol e que detectou os oito infectados no Goiás Esporte Clube.
Confira abaixo a nota de Alexandre Godói enviada à Sagres 730:
“Não queremos fazer como foi feito por um time da capital onde apenas o teste rápido foi realizado. O nosso patrocinador máster que é a APROVEC, em toda situação ruim de PANDEMIA, procurou sempre salvar vidas e cuidar do trabalho social doando mais de 10 toneladas de alimentos à famílias que tiveram necessidade. Nada justifica o Goiânia voltar de qualquer maneira, então vamos sim cumprir todas as normas que foram exigidas pela OMS, CBF e Secretária Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, cidade onde está localizado nosso CT. O Goiânia vai voltar seguro e cumprindo tudo que for exigido. Vocês da imprensa podem esperar um Goiânia forte que irá subir esse ano para a série C do Campeonato Brasileiro e buscar o título do Campeonato Goiano em 2021”
Por fim, o presidente do Goiânia Esporte Clube ressaltou que o protocolo adotado no centro de treinamentos do Galo será rigorosíssimo, restringindo também o contato com jornalistas.
“Nós vamos restringir a entrada de pessoas na Vila Olímpica, até mesmo a imprensa. Ficamos chateados, mas nesse momento precisamos fazer algumas restrições. Iremos exigir dos jogadores que cumpram as ordens da OMS e principalmente da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Estamos bem adaptados com isso e esperamos que nosso time já comece a treinar entre os dias 20 e 25, para que possamos montar o elenco para conquistar o acesso”, destacou Alexandre Godói.