A segunda parte do Debate Super Sábado desta semana conversou com jornalistas de diferentes regiões do estado. Os convidados Regina Reis, da Rádio Morada do Sol 97,7 FM em Rio Verde, e Lucas Fernando, da Rede Serra Azul, em Porangatu, trouxeram as últimas informações sobre a situação da pandemia em cada município.

Na última sexta-feira (3), o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, divulgou um boletim registrando que a cidade já confirmou 6.688 contaminados pela Covid-19. O documento anunciou ainda que 5.701 pessoas já foram curadas. O município soma 68 mortes.

Rio Verde está entre os municípios que acataram o decreto do governo de Goiás, e a partir de segunda-feira (6) até o dia 19 o comércio deve permanecer fechado. “Desde o dia 8 de junho o prefeito local já vinha fazendo esse formato de 14×14”, ressalta.

No norte do estado, a prefeitura de Porangatu ainda não se posicionou se vai aderir ao decreto do governador Ronaldo Caiado, de fechar os estabelecimentos por 14 dias e abrir em seguida pelo mesmo período. As regras que valem até o momento são as anunciadas pelo Município em 26 de junho. Entre as determinações está a permissão de funcionamento de bares e restaurantes com redução de clientes até às 23 horas.

De acordo com o último boletim da cidade, o número de confirmados pela doença era de 87, sendo que 46 já se recuperaram. Segundo Lucas Fernando, os 14 novos casos não possuem histórico de viagens recentes. Por esse motivo, a equipe de Saúde está realizando o rastreamento epidemiológico para identificar a origem da contaminação.

“Devido a esse aumento de números de casos, onde não se consegue identificar de imediato a origem da contaminação, a cidade está entrando em situação de contaminação comunitária. A cidade está em alerta, porque à medida em que os números vão aumentando, não tem como você identificar esses casos com muita precisão”, explica.