Em reunião realizada nesta quarta-feira (1º), 22 municípios da região Sudoeste do Estado fizeram um acordo para adesão em conjunto ao isolamento intermitente decretado pelo governador Ronaldo Caiado. O prefeito de Santa Helena, João Alberto Vieira Rodrigues (PRP), disse à Sagres 730 nesta quinta-feira (2) que os municípios são vizinhos e muito próximos e que sem o acordo a medida poderia não funcionar. Na terça-feira, 9 municípios do Entorno do Distrito Federal também se reuniram e decidiram não aderir ao decreto do governador.

 

“Nós observamos que essas ações políticas em combate à pandemia devem ser tomadas de forma regionalizada, haja vista a interligação direta entre os municípios regionais”, disse. “Nós temos um fluxo muito intenso de pessoas intermunicipais, isso tem sido documentado por meio das barreiras sanitárias implantadas entre as cidades. Fica muito claro que não podemos tomar medidas isoladamente, porque teria um efeito muito a quem do necessário. Com esse conhecimento e entendimento da necessidade de tomar medidas em conjunto”, completou.

À exceção de Santa Helena, o isolamento intermitente começará na segunda-feira (6) com a suspensão das atividades econômicas para coincidir com o fechamento na vizinha Rio Verde, que já faz o revezamento desde 8 de junho. “A maioria, tirando Santa Helena, decidiu iniciar na segunda-feira”, disse. “Aqui em Santa Helena nós já estávamos trabalhando com essa política, nós deliberamos pela continuidade. O que importa é que todos estão direcionados no mesmo sentido”.

Fizeram parte da reunião os seguintes municípios: Os municípios que aderiam ao decreto Santa Helena, Quirinópolis, Santo Antônio da Barra, Cachoeira Alta, São Simão, Turvelândia, Montividiu, Paraúna, Mineiros, Chapadão do Céu, Itajá, Porteirão, Acreúna, Jataí, Maurilândia, Paranaiguara, Serranópolis, Portelândia, Hidrolândia, Inaciolândia, Aparecida do Rio Doce e Caçu.

Levantamento realizado ontem pelo Sagres Online em 30 municípios, revelou que apenas 11 deles aderiu ao decreto estadual. A grande maioria decidiu criar regras próprias de restrições econômicas. Goianésia também engrossou o time dos municípios que não aderiram isolamento intermitente. Com a decisão dos 22 municípios do Sudoeste, agora são 28 que seguem o decreto do governo, 18 que têm regras próprias de um total de 50 municípios consultados pelo Sagres Online. (Veja quadro abaixo.)

Confira as decisões dos municípios abaixo:

MUNICÍPIO

SIM

NÃO

INDECISO

Goiânia

x

Senador Canedo

x

Aparecida de Goiânia

x

Bela Vista de Goiás

x

Caldas Novas

x

Itumbiara

x

Catalão

x

Rio Verde

x

Trindade

x

Cocalzinho

x

Santo Antônio

x

Luziânia

x

Alexânia

x

Novo Gama

x

Cidade Ocidental

x

Valparaíso

x

Águas Lindas

x

Abadiânia

x

Anápolis

x

Abadia de Goiás

x

Porangatu

x

Formosa

x

Goiás

x

Hidrolândia

x

Aruanã

x

Itaberaí

x

Ipameri

x

Jataí

x

Jussara

x

Morrinhos

x

Goianésia

x

Santa Helena

x

Quirinópolis

x

Santo Antônio da Barra

x

Cachoeira Alta

x

São Simão

x

Turvelândia

x

Montividiu

x

Paraúna

x

Mineiros

x

Chapadão do Céu

x

Itajá

x

Porteirão

x

Maurilândia

x

Paranaiguara

x

Serranópolis

x

Portelândia

x

Inaciolândia

x

Aparecida do Rio Doce

x

Caçu

x