O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/GO), Luís Alberto Pereira, detalhou em entrevista à Sagres 730 nesta sexta-feira (29), a decisão pelo adiamento a realização de grandes feiras de negócios previstas para o primeiro semestre deste ano e o impacto gerado pela pandemia.
“Devido ao aumento de casos da covid e essa segunda onda, os diretores dessas cooperativas em um ato de responsabilidade social e preocupação com a vida, resolveram pelo segundo ano consecutivo, suspender essas feiras”, afirmou. O objetivo principal, segundo o presidente da OCB, é preservar a saúde dos cooperados, colaboradores e do público em geral até que haja condições mínimas de segurança sanitária para a realização de eventos.
Quatro feiras de negócios e exposição do segmento cooperativista goiano, que estavam previstas para o primeiro semestre deste ano, de acordo com o presidente da OCB, esses eventos movimentam o setor cooperativista, toda a economia goiana e do Centro-Oeste brasileiro. “Fazemos a estimativa que somente quatro feiras, iriam movimentar na cadeia do agronegócio cerca de R$ 3,6 bilhões na economia do Estado”, completou.
A tradicional feira Tecnoshow Comigo foi a primeira ter sua edição, pelo segundo ano consecutivo, cancelada. O evento estava marcado para abril próximo. A diretoria da cooperativa goiana informou em nota que a difícil decisão foi necessária “face ao cenário de incertezas que envolve a pandemia causada pelo coronavírus” no Estado e no País.
A organização do evento já estava sendo planejada, com a perspectiva de receber mais de 118 mil pessoas, 3 mil máquinas e equipamentos, 1 mil animais, 150 palestrantes e movimentar R$ 3,4 bilhões em vendas.